O PIS/PASEP ano base 2022 terá seu pagamento somente no ano de 2024. Isso por conta do intervalo que a pandemia gerou entre o ano base e o ano de pagamento.
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são contribuições sociais no Brasil, que o governo criou a fim de promover a integração dos trabalhadores brasileiros na vida e no desenvolvimento das empresas, formando uma melhor distribuição da renda do país.
Um dos principais benefícios do PIS/PASEP é o abono salarial, um pagamento anual para os trabalhadores que cumprem os critérios que o governo estabelece, como ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base ou então, possuir cadastro no sistema do PIS/PASEP por no mínimo cinco anos.
Além disso, o PIS/PASEP contribui para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que financia programas de desenvolvimento econômico, como o seguro-desemprego, o abono salarial e programas de qualificação profissional.
Quer saber mais sobre o pagamento do PIS/PASEP no próximo ano? Então, continue conosco na leitura deste texto até o final.
PIS/PASEP ano base 2022
A crise do covid gerou atrasos no calendário PIS/PASEP. Sendo assim, o pagamento do abono 2022 ocorrerá somente no ano de 2024. Formando, portanto, um intervalo de dois anos entre o ano de pagamento e o ano base.
Além disso, ainda não houve divulgação do calendário de pagamento nem mesmo do valor, afinal, ele terá como base o valor do salário mínimo do próximo ano.
Quem poderá sacar o PIS/PASEP ano base 2022
As pessoas que podem sacar o PIS/PASEP ano base 2022 são aquelas que receberam até dois salários mínimos por mês no ano de 2022. Além disso, as pessoas não podem ter trabalhado para pessoas físicas no ano base. Outra requisito é que os cidadãos possuam cadastro no sistema do PIS/PASEP por no mínimo cinco anos. Ou então, poderão sacar o PIS/PASEP aqueles que trabalharam por no mínimo trinta dias com carteira assinada.
Como sacar o abono salarial?
Como citamos anteriormente, o governo ainda não divulgou como será o saque do PIS/PASEP ano base 2022. Todavia, no de 2023, em que ocorreu o pagamento do abono salarial ano base 2021, o pagamento ocorreu de acordo com o mês de aniversário das pessoas.
Já o pagamento do PIS ocorreu por meio da Caixa Econômica Federal. Aqueles que já possuíam conta no banco, receberam o abono diretamente em suas contas conforme o mês de nascimento. Já os trabalhadores que não possuíam conta receberam através do aplicativo Caixa Tem com a poupança digital. Por fim, os cidadãos que não conseguiram abrir a conta digital puderam sacar o abono salarial direto nas agências munidos de seus documentos de identificação.
Já o pagamento do PASEP teve a sua realização através de crédito nas contas do Banco do Brasil. Aqueles que não possuíam conta nesta instituição financeira puderam realizar transferências via TED pelo site ou pelas agências que possuíam conta. Bem como puderam sacar através de terminais de autoatendimento.
Agora que você já sabe mais sobre o PIS/PASEP ano base 2022, fique atento aos movimentos do governo em relação ao abono salarial.