O calendário de pagamentos do PIS/PASEP terminou nesta segunda-feira, 17, quando todos os beneficiários com direito receberam os valores. Contudo, isso não quer dizer que todos os brasileiros receberam o valor, o que pode estar preocupando muita gente. Porém, é importante lembrar que o fim do calendário não representa o fim da chance de sacar o valor.
Dessa forma, é preciso entender as regras do PIS/PASEP, para entender se você tem direito, além de entender onde pegar o valor, caso ele não tenha caído na sua conta.
Regras para receber o PIS/PASEP?
Os pagamentos de julho do PIS/PASEP representam a última rodada do ano. Com isso, ao final do calendário, todos os cidadãos que têm direito devem ter acesso ao valor. Segundo especialistas, caso o valor não tenha caído na conta, o ideal é buscar uma agência da Caixa mais próxima. Além disso, vale lembrar que todas as contas vinculadas devem estar com o valor disponibilizado.
Em decorrência do calendário, os nascidos em novembro e dezembro receberam nesta segunda-feira, 17. Vale lembrar que o valor é destinado automaticamente às contas do Caixa Tem ou nas contas cadastradas no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Independentemente do ano, é preciso seguir as três regras a seguir para receber o valor:
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base. Em 2023, o pagamento se refere a 2021. A atividade que conta é aquela que teve o registro na carteira de trabalho;
- Estar inscrito no sistema do PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos (R$ 2.200,00) durante o ano-base;
- Ter os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pelo empregador.
Vale lembrar que quem já recebeu o valor ainda pode sacar. Isso porque os resgates ficam autorizados até o dia 28 de dezembro deste ano, quando os beneficiários perderão o acesso ao dinheiro.
Não recebi. E agora?
Antes de entender onde pode estar o valor, é preciso entender como que, costumeiramente, o valor entra nas contas. Isso porque o destino dos pagamentos vem mudando ao longo dos anos, o que pode confundir muita gente.
Dessa forma, o pagamento acontece, preferencialmente, nas contas poupança e conta-corrente da Caixa. Isso é especialmente relevante para quem tem essas contas há bastante tempo. Para quem não tem essas contas, o pagamento acontece pelo Caixa Tem, em um cadastro aberto automaticamente pelo Governo Federal.
Caso após a consulta às contas o valor não tenha sido encontrado, basta entrar em contato com o número 158 do Ministério do Trabalho ou pela central de atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 0207.
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