Com o fim dos pagamentos do PIS/PASEP deste ano, a próxima pergunta é: quando o próximo pagamento do abono salarial acontecerá?
Por isto, é importante também ficar por dentro do valor, quem tem direito, os critérios necessários e as datas de pagamento.
Veja estas informações a seguir!
Diferenças entre o PIS e o PASEP
Os trabalhadores de baixa renda, sejam eles do setor privado ou público, têm direito a receber o abono salarial, desde que atendam aos requisitos.
Assim, a diferença está na forma de pagamento: o PIS é para quem trabalha em empresas privadas e o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é destinado aos servidores públicos, com os depósitos feitos pelo Banco do Brasil.
O que ainda gera dúvida para muitos trabalhadores é quando será pago o abono salarial de 2022, especialmente devido aos atrasos causados pela pandemia. Neste ano, foi pago o PIS/PASEP de 2021, e até o momento, o governo não informou se pretende retomar o calendário com um ano de diferença.
Veja também: Ainda não sacou o PIS/PASEP? Veja qual o prazo final
Quem pode receber o PIS/PASEP?
O PIS/PASEP é disponibilizado para trabalhadores que cumpram alguns requisitos específicos. Isso inclui ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano de referência do pagamento, estar inscrito no programa há pelo menos 5 anos, ter recebido uma média mensal de até dois salários mínimos no ano em questão e manter os dados atualizados no e-Social ou na RAIS.
Para quem trabalha em empresas privadas, o calendário de pagamento é determinado pela Caixa Econômica Federal, com base no mês de aniversário do trabalhador. No caso de servidores públicos, o Banco do Brasil define as datas conforme o final do número de inscrição.
Dessa forma, os valores são liberados mês a mês para grupos diferentes, e há um prazo máximo até dezembro para fazer o saque do abono do ano em questão.
Todavia, se alguém perder o prazo, terá que aguardar o próximo calendário com novas datas de pagamento. Além disso, o trabalhador pode sacar o valor do abono até 5 anos após o prazo, desde que faça a solicitação do saque em atraso.
Veja também: Pagamento do PIS/PASEP 2022 vai ser liberado NESTE MÊS de setembro?
Valor do PIS/PASEP
Em 2024, as pessoas receberão o abono salarial referente ao ano de 2022, e a previsão é que os pagamentos comecem em janeiro desse ano. O valor que cada trabalhador receberá depende do tempo que trabalhou conforme as condições mencionadas anteriormente, sendo que o valor máximo é um salário mínimo.
Entretanto, para calcular o valor, é necessário aguardar o anúncio do salário mínimo que estará em vigor no próximo ano. Assim, a partir disso, será preciso dividir esse valor pela quantidade de meses que a pessoa trabalhou em 2022.
Ademais, o calendário de pagamento do PIS/PASEP para 2024 será divulgado pelo governo federal ainda este ano.
Contudo, ainda não está claro se o abono salarial voltará a ser pago no ano seguinte ao período trabalhado, pois isso dependeria de dois pagamentos do PIS/PASEP serem feitos ao mesmo tempo.
Como sacar valor do abono esquecido?
Existem duas maneiras de resgatar o dinheiro esquecido na conta do PIS/PASEP, mas ambas têm um prazo limite, o que significa que a situação pode mudar após esse prazo.
A primeira opção é resgatar o abono salarial até o mês de dezembro de cada ano. Se você não fizer isso, terá que esperar pelo próximo ano para conseguir o dinheiro quando o calendário abrir novamente.
Embora o calendário seja anual, ou seja, se repita a cada ano, existe também um limite de tempo para o resgate.
Portanto, se o trabalhador não retirar o PIS/PASEP em até 5 anos, o dinheiro passa automaticamente para o controle do governo federal. Importante notar que o valor do PIS não muda, independentemente da data em que for resgatado.
Veja também: Excelente notícia para os trabalhadores: PIS/PASEP 2024 vem aí