Embora o ano de 2023 ainda não tenha começado, muitos trabalhadores já aguardam ansiosos para saber a data do pagamento do PIS/PASEP 2023.
Atualmente, com a alta taxa de desemprego e crise econômica, qualquer ajuda é bem-vinda e, no caso do abono salarial, é um direito que o trabalhador aguarda ansiosamente.
No entanto, é necessário saber se os bancos responsáveis pelo repasse irão liberar uma antecipação do benefício ainda para este ano. Confira esta leitura até o fim e saiba como solicitar e todas as informações necessárias sobre os pagamentos.
Uma moedinha pode valer até R$1.800; moedas raras com erros que as fazem ficar valiosas
PIS/PASEP 2023 será antecipado?
Os anos de 2021 e 2022 foram de muitas incertezas para a vida financeira dos cidadãos brasileiros. Devido à pandemia, muitos desses cidadãos ficaram desempregados e endividados.
Sendo assim, a busca pelo abono salarial referente ao tempo de serviço é uma das informações que esses brasileiros buscam. Além disso, mesmo para quem conseguiu se manter no serviço, esse “dinheiro extra”, que na verdade é um direito do trabalhador, é uma ajuda e tanto na hora de pagar as contas.
Sobretudo, a expectativa é que o Banco do Brasil, bem como a Caixa Econômica Federal façam os pagamentos antecipados ainda no mês de dezembro. Afinal de contas, essas são as instituições responsáveis pelos respectivos pagamentos.
Apesar disso, os bancos em questão ainda não informaram, de fato, quando serão repassados os pagamentos do PIS/PASEP 2023, pois não se sabe onde estão os recursos financeiros para esses pagamentos.
Os recursos para os pagamentos desses benefícios são retirados do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Contudo, o valor foi revestido para o BEm (Benefício Emergencial). Essa foi uma iniciativa do Governo Federal em prol de financiar parte dos salários dos trabalhadores para que eles não fossem demitidos na pandemia.
Por conta disso, houve um atraso nos pagamentos do PIS/PASEP e quem trabalhou no ano de 2020, só começou a receber o benefício em 2022. Com isso, os cidadãos que ainda aguardam os pagamentos, esperam ansiosos para que esta situação se resolva antes que esse ano se finde.
Nubank: veja dicas para AUMENTAR limite do cartão de crédito
O benefício não vem em 2022
O abono salarial 2023, embora haja muitas solicitações, não será pago durante este ano. Obviamente, essa não é a notícia que os trabalhadores desejam, mas houve uma falta de recursos após os pagamentos do abono salarial referente ao ano de 2019 e 2020.
Além disso, também foram repassados os retroativos do benefício de 2016 a 2019 para quem havia perdido a data do pagamento e não tinha feito o resgate do valor.
Vale ressaltar que apenas cidadãos com carteira assinada e inscritos no cadastro a mais de 5 anos têm direito ao abono salarial. Além disso, eles devem ter recebido pelo menos 2 salários mínimos e trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base para ter direito.
O pagamento do benefício é de um salário mínimo vigente, ou seja, valor que está em vigor naquele ano. Com isso, para 2023, segundo informações da equipe de transição, o valor deve ficar em torno de R$1.320.
Além disso, cada trabalhador recebe o valor referente ao tempo trabalhado naquele ano. Sendo assim, somente quem trabalhou durante os 12 meses no ano terá direito ao benefício pago por completo.
Como consultar se tenho direito ao abono salarial?
Para quem deseja consultar o valor a receber e ter mais informações sobre os pagamentos, a dica é pegar o valor total do benefício, ou seja do salário mínimo e dividir, por 12. Em seguida, multiplicar esse resultado pela quantidade de meses trabalhados naquele ano-base. Assim, terá o resultado do valor que irá receber do PIS.
Caso o trabalhador queira maiores esclarecimentos, pode acessar os canais oficiais como, por exemplo, a Carteira de Trabalho Digital, onde é possível consultar tanto o PIS, quanto o PASEP.
Além disso, cada um dos benefícios também pode ser consultado pelo banco responsável. O PIS, através do Caixa Tem ou aplicativos da Caixa e o PASEP, pelo Banco do Brasil no site ou aplicativo.
Esse f.d.p dos políticos roubam e aumentam seus salários e os pobre que tomem no koo. Até o PIS tiraram.
Todo dia uma mentira com o PIS ano base 2021 . Afinal em qual dia mesmo vai sai qual ano ainda em 22 ou só em 23
Tiraram nosso direito,mudaram a constituição, não tem emprego,nenhuma ajuda do governo e ficam mentindo discaradamente a respeito do PIS não tenho renda nenhuma