Com o fim da rodada de pagamentos do abono referente ao ano base 2021, a expectativa agora é o PIS/PASEP 2022.
Habitualmente o abono do PIS/PASEP é pago no ano seguinte ao ano base. Entretanto no período da pandemia houve uma alteração. Assim atrasou o calendário dos anos seguintes, então, nesse ano são valores referentes ao ano base de 2021.
Desse modo, os pagamentos de abono do PIS PASEP referente ao ano base 2021 estão encerrando agora em julho.
Quer saber quando acontecerão os pagamentos do PIS/PASEP referente a 2022? Continue a leitura até o final
Sobre o abono
Primeiramente, muitos brasileiros às vezes confundem o abono do PIS/PASEP com as cotas desses fundos. Isso acontece porque houve um chamamento do governo para que alguns trabalhadores resgatassem as tais cotas. Entretanto, abono e cotas do PIS/PASEP são verbas diferentes. Assim as cotas, são referentes a saldos que ficaram nas contas dos dois fundos e que se destinam a trabalhadores que exerceram trabalhos formais com remuneração em um período entre 1971 e 1988.
Enquanto isso, o abono é um pagamento que o fundo libera, todo ano, àqueles cidadãos que exerceram, período de pelo menos um mês, de trabalho remunerado com carteira assinada, no ano anterior à liberação do bônus. Contudo, para fazer jus a esse pagamento, que funciona de forma semelhante a um 14⁰ salário, é preciso que o rendimento do trabalhador não ultrapasse dois salários mínimos.
Cabe esclarecer também que o pagamento é proporcional à quantidade de tempo que o indivíduo trabalhou. Assim o pagamento de quem trabalhou um ano inteiro será diferente do pagamento de quem trabalhou apenas alguns meses. Todavia, o cálculo para saber o valor a receber é bem simples, pois cada mês é equivalente a um doze avos do salário mínimo. Ou seja, basta que você divida o salário mínimo por 12 (meses) e multiplique pelo número de meses que trabalhou. Assim, por exemplo, um trabalhador que trabalhou 3 meses, deve dividir o salário mínimo por 12 e multiplicar o resultado por 3 (meses trabalhados).
Mudanças no pagamento do abono PIS/PASEP
Conforme já mencionamos, o abono do PIS/PASEP seguia um calendário, que tinha como referência o ano anterior a sua liberação. Entretanto, no ano de 2021 não houve o pagamento. Isso acabou alterando o calendário, que agora, realiza pagamentos referente a dois anos antes.
Assim, o cronograma do PIS/PASEP deste ano liberou pagamentos referentes aos meses trabalhados em 2021, a liberação começou no mês de fevereiro e é previsto que encerre no próximo mês (julho). Desse modo, cerca de 23 milhões de trabalhadores terão sido agraciados . Como sempre acontece, tanto trabalhadores entidades privadas como servidores das instituições públicas recebem concomitantemente. O que muda, entretanto, é apenas o formato de definição do calendário. Pois um fundo usa a referência do mês de nascimento, enquanto o outro usa o número do benefício.
Calendário PIS/PASEP 2022
Por fim, seguindo o mesmo padrão de anos anteriores, o pagamento do abono referente ao ano base 2022 tem previsão de acontecer a partir do mês de fevereiro até o mês de julho do ano de 2024. Assim, obedecendo os mesmos critérios dos outros anos, o PIS, usando mês de aniversário e o PASEP número do benefício.
No entanto, não houve divulgação de datas oficiais. Porém é possível consultar estas datas a partir de janeiro de 2024 através do Aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Então, você também tinha dúvidas em relação a diferença entre cotas e abono do PIS PASEP? Comente conosco!