Muita gente aguarda ansiosa pelo pagamento do PIS/Pasep de 2021. Há poucos anos, os trabalhadores já teriam recebido o abono, que costuma ser pago no ano seguinte ao trabalhado. Contudo, isso mudou com a chegada da pandemia da covid-19.
Em resumo, a Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses, não pagou em 2021 o PIS/Pasep de quem trabalhou em 2020. Isso só aconteceu neste ano, pois o valor do abono seguiu para a criação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).
A saber, a pandemia provocou a perda de milhões de empregos no país, e o governo federal criou auxílios para ajudar a população. Com isso, milhões de trabalhadores sofreram com o atraso do pagamento do PIS/Pasep.
Vale destacar que o abono é considerado um 14º salário para os trabalhadores de renda mais baixa. Em suma, o valor pode variar entre R$ 101 e R$ 1.212, a depender da quantidade de meses trabalhados. E a espera pelo abono, que costumava durar meses, tem sido bem mais longa que de costume.
As mudanças nas regras do abono continuam em vigor no país, ou seja, quem trabalhou em 2021 só terá acesso ao abono salarial em 2023. Da mesma forma, caso não haja mudança nestas regras, quem está trabalhando em 2022 só receberá o benefício em 2024.
Bolsa Família pode PAGAR MAIS que o Auxílio Brasil em 2023
Saiba quem pode receber o PIS/Pasep 2021
Embora o abono possa ajudar muita gente, nem todos os trabalhadores têm direito a recebê-lo. Em síntese, o trabalhador que tem direito ao saque do PIS/PASEP precisa atender os seguintes requisitos:
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de 2021;
- Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos por mês com carteira assinada;
- Possuir inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos 5 anos, contados até 2021;
- Estar com os seus dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.
A saber, os trabalhadores formais do setor privado que tiverem direito ao PIS irão receber o valor pela Caixa Econômica Federal. Já os trabalhadores do setor público receberão o Pasep através do Banco do Brasil. No entanto, a única coisa a se fazer é esperar por 2023 para receber o abono.
Veja ainda: Presidente da Câmara dos Deputados ajudará governo Lula; saiba mais