A situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil está tão ruim que já começa a preocupar países vizinhos. Neste final de semana, Argentina e Uruguai anunciaram medidas para tentar conter a entrada da variante brasileira por lá.
E há uma razão para essa preocupação. Pelo menos é o que dizem os especialistas. De acordo com eles, a variante da Covid-19 que nasceu em Manaus já está circulando por todo o país. E isso já se reflete na ocupação dos leitos e no número de mortes pelos estados.
No caso de Uruguai e da Argentina, a preocupação tem um nome mais claro: Rio Grande do Sul. A situação da pandemia em Porto Alegre, a capital do estado, preocupa muito neste exato momento. Como o estado faz fronteira com os países vizinhos, a preocupação aumentou.
No Uruguai, o Ministério da Saúde local disse que vai aumentar o ritmo da vacinação contra a Covid-19 nas cidades que fazem fronteira com o Brasil. Essa seria portanto uma maneira de tentar impedir que o vírus chegasse por lá com muita força.
Já a Argentina aumentou o nível de restrição dos voos com o Brasil. Isso, aliás, já era algo que vinha acontecendo. Mas agora a restrição aumentou não só pelo ar como pela terra também. Entrar na Argentina de carro neste momento está ainda mais difícil.
Países vizinhos
No Brasil, mais de 260 mil pessoas morreram em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Esses dados representam todo o montante desde o início da pandemia no ano passado. O país já chegou a bater nesta última semana a marca das mais de duas mil mortes por dia.
Apenas os Estados Unidos chegaram em um nível tão alarmante de mortes. Mas no caso dos Estados Unidos, eles já estão conseguindo vacinar a população em um ritmo muito mais rápido. O Brasil não conseguiu imunizar com duas doses nem 2% da população.
Leia Mais: Na Jordânia, pacientes com Covid-19 morrem por falta de oxigênio