Quem não ama um sabor apimentado não é mesmo? Mas você já se perguntou se pimenta faz mal? Então continue com a gente aqui no Brasil 123, que neste artigo trouxemos para você, dicas, benefícios e cuidados com esse tempero maravilhoso!
Origem da pimenta
A pimenta é um tempero muito tradicional na vida dos brasileiros. Mas você sabe a origem dela?
Muitas pessoas associam a pimenta ao México, pois a maioria dos pratos mexicanos costumam ser muito apimentados, mas na verdade, a pimenta tem sua origem no continente americano, e ganharam a culinária mundial quando, a bordo dos navios de exploradores, chegou à Europa e à Ásia.
Existem cerca de 30 espécies de pimentas no mundo, dessas, somente 5 foram domesticadas, ou seja, são aptas para o consumo.
A substância responsável pela ardência que a pimenta traz, se chama capsaicina.
Dentro da escala de unidades de calor (SHU), a pimenta pode ter entre 0 e 2 milhões de SHU.
Benefícios da Pimenta
Apesar de assustar algumas pessoas, por sua ardência, a ingestão de pimenta pode ser bastante benéfica à saúde. Dessa forma, entre seus benefícios, podemos citar:
- Analgésico natural, auxilia no combate às dores de cabeça desde a medicina antiga;
- Rica em Ferro, Zinco e Ácido Fólico;
- Rica em vitaminas A, C e E, ela retarda o envelhecimento do organismo, prevenindo doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, por exemplo;
- Termogênico natural, ela acelera o metabolismo, aumentando a queima de gordura;
- Auxilia no controle da pressão arterial, controlando as taxas de triglicérides e colesterol.
Além disso, a pimenta também está presente em cosméticos, pois a capsaicina ativa a circulação sanguínea, rejuvenescendo a pele, além de ser um tonificante poderoso, usado em cremes anti-idade.
Esses são alguns dos inúmeros benefícios que a pimenta pode oferecer, mas cuidado! O consumo exagerado pode trazer justamente o efeito contrário, e é isso que vamos ver no próximo tópico.
Cuidados que devemos tomar com a pimenta
Mesmo com tantos benefícios associados à pimenta, esse tempero, quando consumido de forma desregrada, pode fazer mal à saúde, acarretando problemas sérios.
Os médicos e nutricionista, já associaram algumas doenças, principalmente no sistema gastrointestinal, ao consumo excessivo da pimenta, como por exemplo:
- Feridas na parede estomacal;
- Gastrite;
- Queimaduras no esôfago e garganta;
- Dores de cabeça;
- Febre;
- Ataques de asma.
Lembrando que esses problemas surgem com a ingestão em demasia da pimenta, ou seja, não precisa ter medo de comer ou temperar a comida com pimenta.
Outro problema também, é a ardência exagerada na boca, língua e garganta.
Algumas pessoas costumam beber água na tentativa de aliviar a ardência, mas os médicos alertam que essa pode não ser uma boa ideia, isso porque, a água só serve para espalhar a ardência para demais regiões, piorando, assim, o problema.
Um bom truque para acabar com esse problema, é ingerir leite integral, pois ele tem proteínas, que aderem à mucosa bucal, bloqueando as partículas da pimenta que causam a ardência.
Outra boa alternativa é comer pão, pois ele absorve a capsaicina, refrescando a boca.
Gostou de saber se a pimenta faz mal? E aprender sobre os benefícios e cuidados com esse tempero? Agora é só passar na feira, comprar sua pimenta favorita e aproveitar!