A pílula do dia seguinte é um comprimido que age como método contraceptivo. Contudo, tome-o apenas em casos de emergência. Por exemplo, onde houve a relação sexual desprotegida, porque ele visa evitar a fecundação do óvulo. O seu valor é acessível e você encontra a pílula em qualquer farmácia. Veja mais informações úteis sobre a pílula do dia seguinte, na matéria abaixo:
Disciplina é fundamental: veja como ser mais focado no seu dia a dia
Quando tomar a pílula do dia seguinte
Apesar do que pode sugerir o nome desse contraceptivo, a pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível. Por isso após a relação sexual desprotegida, tome imediatamente, se puder. Isso porque, quanto mais tempo passa após a relação, maiores são as chances de engravidar.
A pílula do dia seguinte não tem efeito abortivo. Ou seja, se ela não impede, a tempo, a fecundação do óvulo, a mulher engravida, mesmo tendo tomado o comprimido. Além disso, a proteção dada pela pílula é menor a cada hora que passa. Por isso, é preciso agilidade para fazer a utilização desse método contraceptivo.
Qual quantidade de pílula ingerir
A pílula do dia seguinte não deve ser tomada com frequência. Primeiramente porquê ela perde a eficácia a cada vez que você faz a sua ingestão. Além disso, ela é um remédio forte, com alta concentração de hormônios. Dessa forma, ela aumenta muito as chances de doenças como trombose, alguns tipos de câncer e embolia pulmonar. Por isso, quanto menos você tomar, melhor.
Pílula do dia seguinte e anticoncepcional
Se você toma anticoncepcional regularmente, mas esqueceu algum dia, e teve uma relação sexual desprotegida depois disso, você pode utilizar a pílula do dia seguinte. Contudo, após fazer a utilização da pílula, pare com o anticoncepcional, e volte apenas no próximo mês. A alta concentração e a mistura de hormônios no corpo pode fazer muito mal à saúde. Por isso, é melhor evitar tomar esses métodos contraceptivos juntos.
Auto sabotagem: pare de atrapalhar a sua vida a atinja seus objetivos
Quando não tomar
Nem todas as mulheres devem tomar a pílula do dia seguinte, uma vez que seus riscos são altos. Ela causa mudanças hormonais no corpo e aumentam o risco de doenças. Isso, especialmente, em mulheres com condições médicas pré-existentes. São elas: mulheres diabéticas, hipertensas, obesas, dentre outras doenças.
Além disso, mulheres fumantes também não devem fazer uso desse método contraceptivo. O melhor mesmo é consultar um ginecologista, para que ele determine se você pode, ou não usar a pílula. Consulte-o antes de precisar, para já estar bem informada, caso aconteça algum incidente na relação sexual.
Não utilize a pílula como método contraceptivo
A pílula do dia seguinte não deve ser utilizada como método contraceptivo regular. Como já dito anteriormente, ela pode causar sérios danos à saúde. Por isso, para métodos regulares, utilize anticoncepcionais, camisinhas masculinas ou femininas e DIU. Esses são métodos seguros de evitar uma gravidez, além de evitarem, também, doenças transmissíveis pelas relações sexuais.
Você é viciado em dopamina e não sabe! Veja como eliminar esse vício