Atualmente, o PicPay é uma das principais fintechs brasileiras. A instituição financeira fornece diversos benefícios, como uma carteira digital sem qualquer tarifa, cartão de crédito com zero anuidade entre outras possibilidades que podem ser realizadas por dentro do aplicativo. A empresa pretende se tornar o “superapp” brasileiro, integrando diversas funcionalidades do cotidiano das pessoas.
Contudo, o PicPay anunciou uma novidade que causou indignação por parte dos clientes. A partir de agora, aqueles que estiveram com a conta inativa por mais de 360 dias, ou seja, sem qualquer movimentação, serão cobradas por uma “tarifa de inatividade” de R$10.
Segundo a plataforma, caso a conta não tenha saldo, o banco não irá cobrar pela tarifa. Além, a cobrança será feita pelo período máximo de 12 meses. Após isso, se houver qualquer tipo de movimentação na carteira digital, a cobrança será interrompida. O PicPay informou em nota que a cobrança é uma prática comum no mercado e é utilizada para reduzir custos com contas que não realizam movimentação.
Congresso Nacional deve discutir tarifa de inativação
Para evitar que o clientes sejam lesados, existe um Projeto de Lei (PL) tramitando no Congresso Nacional para que as instituições financeiras, como o PicPay, não cobrem tarifas por contas inativas. O PL 772/23, proposto pelo deputado federal Gerlen Diniz, quer que os bancos notifiquem os clientes após 60 dias de inatividade, devendo questionar se o cliente possui interesse em manter a conta.
Dessa forma, caso não haja qualquer resposta em até 30 dias, o projeto sugere a liberdade do banco poder encerrar a conta do cliente sem que haja qualquer tarifa cobrada sobre o cliente. Contudo, o projeto ainda não foi votado e ainda não há previsão para que isso ocorra. Caso seja aprovado, irá evitar que empresas como o PicPay cobrem pela inatividade das contas dos clientes.
Como evitar a cobrança pelo PicPay?
Existem duas opções para evitar a cobrança pela inatividade da conta pelo PicPay: realizando movimentação de valores ou cancelando a conta. Como a conta estará inativa por mais de 360 dias, pressupõe-se que o cliente já não possui mais interesse em sua utilização, sendo assim, faz mais sentido cancelar ela.
Para isso, é necessário seguir este passo a passo:
- Acessar o aplicativo do PicPay – clique em sua foto do perfil e seleciona opção “Encerrar minha conta”;
- Em seguida, siga os passos indicados pelo aplicativo e fique atento, dado que é necessário zerar o saldo do aplicativo para que a conta seja encerrada;
- É possível utilizar qualquer transação financeira para zerar o saldo: Pix, Ted, Saque, usar o cashback para compras no Shop, etc.