Ne
Nesta semana, o PicPay anunciou uma novidade que irá tornar as transações via Pix mais segura para seus clientes. A partir de agora, os usuários poderão proteger suas transações via Pix realizado com o saldo em carteira e também com outros bancos conectados via Open Finance. Nesse sentido, clientes que já possuem o Seguro Carteira Digital, protegendo compras com cartão, terão também o benefício para transação via Pix.
Dessa forma, os clientes que querem ter suas transações via Pix protegida, precisam adquirir o Seguro Carteira Digital, pagando R$5,60 mensais. Além das transações, também serão protegidas compras com cartão, com saldo e imprevistos de até R$5 mil. Atualmente, o seguro para o Pix oferecido pelo PicPay é único no mercado.
Frederico Trevisan, executivo responsável pelas operações de Seguros e Cartões no PicPay, soltou um comunicado sobre a novidade. Confira abaixa o relato do executivo:
“Com os avanços do Open Finance, além de trazer uma experiência melhor, é necessário inovar em produtos que contemplem essa nova jornada. Foi isso que fizemos ao ampliar a abrangência do Seguro Carteira Digital e dar cobertura aos serviços que nossos clientes mais utilizam”
Mais de 70% já tiveram contato com golpes, inclusive envolvendo o Pix
O anúncio do PicPay ocorre em um momento em que os brasileiros percebem, cada vez mais, a ocorrência de golpes financeiros, principal através do Pix. Uma pesquisa da NordVPN mostrou que 71% dos brasileiros já tiveram contato com ao menos um crime virtual em 2022. Entre os que tiveram contato, 37% sofreram mais de uma ameaça no ano.
Além disso, o estudo também apontou que a maior preocupação dos brasileiros está relacionada às fraudes financeiras com o Pix. Nesse sentido, 75% dos entrevistados consideraram que esse tipo de golpe é grave. Segundo Daniel Markuson, especialista em segurança digital da Nord VPN, aproximadamente 15% dos brasileiros foram atingidos por fraudes financeiras através do Pix em 2022.
Confira algumas dicas para não cair em fraudes financeiras
Para evitar cair em fraudes financeiras, principalmente via Pix, o usuário pode tomar algumas precauções. Por exemplo, uma delas é sempre desconfiar de promoções muito atraentes e que gerem senso de urgência. Verifique se o anúncio se refere aos canais oficias da empresa ofertante.
Nesse sentido, jamais forneça seus dados pessoais ou de login sem que tenha a certeza que o site em questão é confiável. Também não clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, SMS ou redes sociais sem ter a certeza que são confiáveis. Caso receba contato de um amigo ou familiar pedindo dinheiro, principalmente via Pix, desconfie, ligue para ele antes de efetuar a transferência.
Por fim, para evitar que seus dados sejam roubados, habilite a autentificação de dois fatores nas plataformas e redes sociais. Além disso, use senhas complexas e, se possível, instale antivírus em todos os seus dispositivos, evitando qualquer tipo de invasão hacker.