Nos últimos anos, diversas instituições financeiras começaram a funcionar como alternativa para clientes do maiores bancos do país. Isso porque os serviços bancários costumam não ser personalizados, além de terem canais de atendimento complicados. Uma das instituições que mais ganhou destaque no país foi o PicPay, que funciona como serviço financeiro, mas também com adicionais de uma carteira digital.
Contudo, uma novidade anunciada pela fintech desagradou alguns clientes. Isso porque o PicPay anunciou a cobrança de uma nova taxa na instituição.
A nova taxa do PicPay
Apesar de ser uma excelente alternativa aos grandes bancos, o PicPay anunciou uma medida que desagradará muita gente. Isso porque a instituição anunciou que passará a ter cobrança sobre as contas inativas. Por isso, especialistas anunciam que duas decisões podem ser tomadas para evitar esse custo adicional.
Assim, haverá a cobrança de R$ 10 para plataformas não utilizadas há, pelo menos, 360 dias. Dessa forma, para manter a plataforma sem custos é preciso usá-la pelo menos uma vez a cada 12 meses, seja nos serviços de pagamento de contas, transações, investimentos ou outros.
Em nota, “o PicPay esclarece que a cobrança de tarifa por inatividade é uma prática de mercado aplicada nas situações em que o cliente não utilizou ou abriu o aplicativo nos últimos 360 dias. A medida está contemplada nos termos de uso do PicPay e trata-se de um mecanismo utilizado pelas instituições para reduzir custos com contas sem movimentação. A companhia também reforça que a cobrança está condicionada ao saldo em conta do usuário e, portanto, não vai se configurar em dívida para o cliente”.
Por conta disso, a dica é excluir a conta ou passar a utilizá-la em casos específicos para evitar a cobrança adicional no PicPay. Outra forma de não ter a cobrança é, de fato, utilizar a instituição de forma mais efetiva. Isso porque o aplicativo tem funcionalidades interessantes.
Erro do Caixa Tem: Conta não localizada? Veja como resolver
Como usar o aplicativo?
O aplicativo do PicPay tem produtos excelentes e tem funcionalidades que podem ser úteis no dia a dia de muita gente. Isso porque existem serviços bancários, como Pix, pagamento de contas, cartão de crédito e muito mais. Por outro lado, o aplicativo também conta com serviços de recarga de celular, cartões de transporte e muito mais.
Contudo, uma das ferramentas mais utilizadas é a do investimento. Atualmente, a conta do PicPay rende 102% do CDI, acima de muitas contas digitais, que rendem 100% do CDI. Na prática, clientes podem ter retornos 2x maiores que o da poupança e utilizar a conta como uma reserva de emergência.
Com isso, é possível também concentrar o uso do cartão de crédito na instituição, já que o produto tem boas vantagens.
Veja também: Confira a notícia que saiu e alegrou o Nubank, mas deixou o Banco do Brasil preocupado