O PicPay é um aplicativo do tipo fintech brasileiro, criado por pessoas do estado do Espírito Santo. A plataforma, que funciona como uma carteira digital, permite fazer compras pelo smartphone com cartão de crédito ou valor de transferência e o usuário pode ainda fazer recarga para celular, parcelamento de boletos e serviços, além de ser possível dividir a conta de faturas como água e energia.
Pela facilidade do aplicativo, o PicPay se tornou um dos queridinhos dos brasileiros na hora realizar pagamentos e parcelamentos. Porém, recentemente, o aplicativo anunciou que iria rever as taxas de pagamento realizando cartão de crédito. Nesse sentido, fique atento aos novos valores.
PicPay passa a cobrar taxa de até 4,99%
Notícia pouca animadora para os usuários do PicPay neste início do ano. A plataforma passou a exigir uma taxa de até 4,99% sempre que o usuário realizar recargas ou compras de gift cards via cartão de crédito. A mudança está valendo desde o dia 2 de janeiro deste ano.
A mudança surgiu na própria plataforma, no aplicativo e no site da fintech. Ela ressalta que “pagamentos à vista de recarga de celular, recarga de TV, gifts cards e abastecimento com shell box com saldo adicionado via cartão de crédito” agora possuem uma taxa extra de 4,99%.
A novidade está atrelada ainda com outros custos da plataforma, como ao adicionar dinheiro em conta via cartão de débito, que é de 1,99% por transação e o valor de R$ 6,90 por saque.
Vale ressaltar também que recentemente o PicPay optou por reduzir os limites de seus usuários. Até então, a plataforma permitia que os clientes realizassem transferências de até R$ 300 por mês sem precisar pagar nenhuma taxa por isso. No entanto, em março de 2022, a tarifa para adicionar os valores na carteira com cartão de crédito para transferir a outras contas da própria empresa passou a ser de 3,99% por transação.
Ademais, a empresa também passou a cobrar 4,99% em pagamentos de boletos de luz, saneamento, gás e impostos com saldo adicionado pela mesma modalidade desde setembro do ano passado.
Com o aumento decorrente dos encargos do PicPay, é interessante pensar se os correntistas continuarão a utilizar a fintech.
Outros aplicativos também aumentaram as taxas
A cobrança de encargos não tem sido feita exclusivamente pelo PicPay. Nos últimos meses deste ano, o 99Pay também optou por cobrar taxas interessantes para o seu negócio. Os novos encargos começaram em novembro do ano passado.
Com isso, a fintech removeu o limite gratuito para realizar transações com o cartão de crédito. Assim, os custos foram de 1,99% para 3,99% na carteira digital para pagamentos via cartão de crédito. Agora, a única forma de realizar transações de forma gratuita, sem precisar pagar nenhuma taxa por isso, é através de transferência bancária, Pix ou boleto.
Em dezembro de 2022, o 99Pay passou a cobrar 3,99% para pagamentos de boletos de consumo através desta modalidade. Sendo assim, as contas de água, luz e internet passaram a contar com um gasto extra por usuário.