O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,9% em novembro de 2021, na comparação com o mês anterior. A saber, esse avanço fez a quinta maior economia do planeta ultrapassar o nível registrado antes do primeiro lockdown contra a Covid-19 em 2020.
Em resumo, o firme crescimento no penúltimo mês do ano superou as expectativas de economistas, que indicavam um avanço de 0,4% no período. Com o acréscimo desse resultado, o PIB do Reino Unido fica 0,7% acima do patamar observado em fevereiro de 2020, último mês antes da decretação da pandemia da Covid-19 no mundo.
“É fantástico ver o tamanho da economia de volta a níveis pré-pandemia em novembro – prova da determinação e coragem do povo britânico”, disse o ministro das Finanças, Rishi Sunak.
Vale destacar que o PIB do Reino Unido afundou 9% em 2020 devido aos impactos provocados pela crise sanitária. Em suma, o país sofreu com diversos lockdowns, que afetaram fortemente a sua economia. Contudo, o avanço da vacinação vem permitindo a retomada do crescimento local nos últimos tempos.
Produção industrial também cresce em novembro
Nesta semana, o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) também revelou que a produção industrial do Reino Unido encerrou novembro com um crescimento de 1% em relação a outubro.
A saber, esse valor superou as projeções de analistas, que acreditavam em um avanço de 0,5% no mês. Aliás, um dos principais destaques do setor em novembro foi a produção manufatureira, que cresceu 1,1% na comparação mensal.
Já na comparação com novembro de 2020, o crescimento foi bem mais tímido, de 0,1%. Nesse caso, o resultado veio bem abaixo das estimativas do mercado, que apontava uma alta de 0,6% na base anual.
Por fim, o ONS também revelou que a balança comercial de bens do Reino Unido teve um déficit de 11,3 milhões de libras em novembro.
Leia Mais: Ibovespa sobe na semana, impulsionado pela Petrobras