O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 4,8% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. A saber, o avanço da economia ocorreu devido ao abrandamento das medidas restritivas de circulação de pessoas no país.
Vale ressaltar que o firme crescimento veio em linha com as expectativas de economistas. Embora o PIB tenha crescido no período, ele ainda está 4,4% menor que o nível registrado antes da pandemia da Covid-19, decretada em março do ano passado.
Em resumo, o PIB do Reino Unido cresceu 2,2% em abril, 0,6% em maio e 1,0% em junho, todos os aumentos em relação ao mês imediatamente anterior. Com isso, conseguiram acumular um avanço firme no trimestre.
Aliás, todas as categorias pesquisadas registraram taxas positivas no trimestre, com exceção do comércio. A propósito, o grande destaque do período foi o salto de 4,8% do consumo das famílias, que contribuiu com 4,1 pontos dos 4,8% da alta do PIB no trimestre.
Veja mais detalhes do desempenho do PIB do Reino Unido no trimestre
Segundo os dados divulgados, o avanço do PIB do país em abril foi o mais firme desde julho do ano passado. Isso aconteceu, principalmente, por causa do setor de serviços, que puxou o PIB pra cima no mês. Ao mesmo tempo, o alívio das medidas restritivas também ajudou a fortalecer a economia britânica.
No entanto, em maio e junho, o resultado não conseguiu ser tão expressivo por causa da variante Delta do novo coronavírus. Em suma, esta cepa é 50% mais transmissível que a variante responsável pela maioria dos casos no planeta em 2020. E o seu aumento no Reino Unido fez algumas medidas restritivas continuarem acontecendo.
Por fim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os cuidados que as pessoas precisam ter. Mesmo vacinadas, as pessoas devem continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento social para que novas mutações do vírus não surjam.
Leia Mais: CPFL Energia encerra segundo trimestre com lucro líquido de R$ 1,126 bilhão