O Produto Interno Bruto (PIB) do Chile disparou 17,2% no terceiro trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2020. A atividade econômica do país também cresceu em relação ao segundo trimestre deste ano, mas de maneira bem menos intensa (+4,9%).
A saber, o Banco Central do Chile divulgou os dados na última quinta-feira (18). De acordo com a entidade financeira, o forte desempenho ocorreu devido à rápida campanha de vacinação contra a Covid-19 no país e à fraca base comparativa em 2020 devido à crise sanitária. Além disso, aumento dos gastos do governo impulsionaram a economia chilena.
De acordo com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, a economia do país deve crescer mais 11% neste ano. A estimativa supera a previsão anterior do governo, mas segue em linha com o Banco Central do país.
Vale destacar que o Chile é o principal produtor de cobre do planeta. Em resumo, os altos preços do metal ajudaram a impulsionar a atividade econômica do país entre julho e setembro. Ao mesmo tempo, a ajuda do governo às famílias e o saque parcial de fundos previdenciários também fortaleceram a atividade econômica do país no trimestre.
Juros no Chile seguem em elevação
A saber, o Chile vem elevando os juros básicos assim como diversos vizinhos sul-americanos, como o Brasil. Em suma, o país teme um superaquecimento da economia e o aumento da inflação, em grande parte provocados pelos problemas decorrentes da pandemia da Covid-19.
Lembrando que a economia do Chile terminou 2020 com uma retração de 5,8% devido à crise sanitária. A propósito, esse foi o pior resultado anual das últimas quatro décadas. No entanto, o resultado deve ser bem diferente em 2021.
Em síntese, o Banco Central do Chile projeta um crescimento entre 6% e 7% do PIB nacional neste ano. Inclusive, o Chile registra dados expressivos de vacinação. Lá, cerca de 87,5% da população recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto quase 83% já está totalmente imunizada.
Leia Mais: Monitor do PIB da FGV aponta retração da economia no terceiro trimestre