A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou nesta quarta-feira (8) os dados mais recentes das suas projeções. A saber, a entidade projeta um crescimento de 9,37% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro em 2021.
Já em 2022, o avanço deve ser um pouco mais tímido e não ultrapassar os 5%. De acordo com a CNA, o fraco desempenho esperado para a economia brasileira em 2022 deve limitar o crescimento do PIB do agronegócio.
No entanto, a CNA acredita que a safra de grãos irá alcançar um valor recorde em 2022, de 289 milhões de toneladas. Isso representa um salto de 14% na comparação com a colheita registrada neste ano. A propósito, o clima deve favorecer a safra de grãos no ano que vem.
Em resumo, os dados fazem parte de um indicador da CNC calculado em parceria com o Centro de Estudos Avançados em economia Aplicada (Cepea). Nesse caso, o levantamento considera todo o movimento dentro e fora das fazendas. Isso inclui insumos, serviços e agroindústria.
Vale destacar que essa metodologia é diferente da utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para calcular o PIB do país. Isso porque o IBGE considera apenas o que é produzido dentro das fazendas.
Custos de produção devem dispararem 2022
De acordo com a CNA, o agronegócio deve sofrer em 2022 com os altos custos de produção, que devem disparar no próximo ano. Em suma, os custos dos insumos, como fertilizantes e defensivos, geralmente importados, elevarão os gastos do setor.
“Neste ano de 2021, o produtor rural já conviveu com o aumento de mais de 100% nos custos com fertilizantes e defensivos para culturas como soja e milho e a tendência para o próximo ano é de que este quadro se mantenha”, explicou a CNA.
Por isso, a entidade prevê que a margem de lucro do produtor rural sofra redução no próximo ano. Além disso, outros fatores podem influenciar no resultado de 2022, como logística, abastecimento de insumos e fenômenos climáticos.
Leia Mais: Aquisição de leite registra menor nível para um 3º trimestre desde 2016