O Piauí decidiu mudar o seu Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 de última hora. De acordo com as informações do próprio Governo, os professores não receberão mais a vacina na quarta fase, mas sim na segunda.
Ainda não há uma data certa para o início dessas aplicações, mas sabe-se que os professores agora ganharam uma prioridade maior nessa vacinação. Isso pode fazer muita diferença no retorno às aulas presenciais no Piauí.
Tudo começou porque o Sindicato dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar do Piauí enviou um ofício para o Governo. Neste ofício eles pedem que os professores ganhem prioridade na vacinação contra a Covid-19.
Eles argumentam portanto que esses profissionais precisam se imunizar em prol da segurança na sala de aula. O Governo do Estado decidiu atender ao pedido e já enviou um outro ofício para o Sindicato afirmando que já mudaram a ordem da vacinação para incluir os professores na 2ª fase.
Neste momento, o Piauí já está vacinando profissionais de saúde, idosos que moram em asilos, deficientes físicos, indígenas que vivam em terras de demarcação e idosos com mais de 90 anos. Logo depois, entram portanto os idosos que tenham entre 60 e 74 anos e os professores.
Além do Piauí
Mas o fato é que essa decisão do Piauí pode mudar. É que há alguns dias o Supremo Tribunal Federal (STF) exigiu que o Governo Federal agisse neste sentido. Em resumo: o STF quer que o Governo defina a ordem de vacinação.
Então imaginando que o Governo Federal decida incluir os professores apenas na quarta fase da vacinação, então todo o país teria que seguir essa lógica. Seja como for, o problema do Brasil agora é conseguir os imunizantes para tentar acelerar o processo de vacinação.