Se você está interessado em aplicar uma parte de sua renda em um Plano de Previdência Privada, precisa entender as diferenças entre PGBL e VGBL. Assim, vamos explicar os dois tipos para ficar claro e você vai ter condições de escolher entre PGBL ou VGBL. Então, veja todas as informações aqui no Brasil 123.
VGBL– Vida Gerador de Benefício Livre
Afinal, qual a diferença entre PGBL ou VGBL? Esse tipo de investimento é o mais comum e representa em torno de 90% dos investimentos feitos em Previdência Privada, portanto é o mais procurado. E quais são as vantagens desse Plano de Investimento?
- A tributação do Imposto de Renda incide sobre os rendimentos no momento que o dinheiro é resgatado.
- É indicado para quem faz declaração do Imposto de Renda pelo formulário simplificado.
PGBL– Plano gerador de beneficio livre
Esse Plano incide sobre todo o capital acumulado, e entre as principais diferenças está uma vantagem tributária específica do PGBL, que é a de postergar o Imposto de Renda. Isso acontece porque até 12% da sua renda tributável anual poderá ser deduzida de seu Imposto de Renda se você investir esse valor em PGBL e usar a contribuição feita para reduzir a base da tributação. Dessa forma, a pessoa vai pagar menos Imposto de Renda ou receber uma restituição maior.
Quem deve investir nesse Plano de investimento?
- Quem possui renda tributável;
- Contribui com o INSS;
- Faz a declaração completa do Imposto de Renda.
As vantagens de você investir até 12% da Renda Tributável anual em PGBL:
- Ao postergar o imposto, você poderá aplicar esse dinheiro e receber rendimentos em cima desse valor aplicado;
- A alíquota do Imposto de Renda a ser cobrada no futuro pode ser ainda menor que a restituída hoje, dependendo do Regime escolhido. Contudo, é importante ficar atento que as vantagens dos planos PGBL só valem se você cumprir com os 3 itens mencionados acima e para investimentos de até 12% da renda tributável.
Come-Cotas
O Come-cotas é uma tributação antecipada que ocorre em alguns tipos de Fundos de Investimentos, como o PGBL ou VGBL. Eles são recolhidos no último dia útil dos meses de maio e novembro, independentemente se você pediu resgate ou não. Assim, essa cobrança antecipada é chamada de Come-cotas e é recolhida a alíquota mínima sendo:
- 15% para os Planos de longo prazo e 20% para os de curto prazo, sendo que esse valor cobrado é somente em cima dos rendimentos e não sobre o valor total investido.
Por fim, agora que você já entende as diferenças entre esses investimentos, já pode fazer sua escolha de investimento entre PGBL ou VGBL. Além disso, lembre-se de sempre buscar informações a respeito dos serviços, para optar pelo que fizer mais sentido para você, em cada momento de sua vida.
Esperamos que nossas informações tenham tirado as suas dúvidas sobre PGBL e VGBL. Assim, esperamos que tenha entendido a diferença. Para mais informações sobre economia, acompanhe nossos artigos diários. Aqui você encontrará tudo sobre investimentos e saberá sempre tomar a melhor decisão na hora de movimentar o seu dinheiro.