A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta sexta-feira (4), o Zé do Bode. Ele é um dos maiores contrabandistas de animais do país. Seu nome verdadeiro é Roberto Augusto Martinez Filho e essa é a segunda vez que ele é preso.
A primeira prisão aconteceu ainda em agosto de 2019. Na época, Zé do Bode estava com um casal de macacos. Seja como for, ele já estava nas ruas algumas semanas depois. Agora, ele volta para a cadeia por causa de uma operação muito mais complexa.
Trata-se portanto da Operação Urutau 2 que está acontecendo neste momento em cinco estados do país. São eles: São Paulo, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São 14 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão.
A primeira versão da operação aconteceu no dia 23 de maio de 2019. Naquela época, a polícia prendeu 9 pessoas e apreendeu cerca de 350 animais. Como essa operação de 2020 ainda não acabou, então não dá para saber ao certo o número de apreensões de animais.
Nesta segunda fase, a PF está realizando operações nas cidades de de São Paulo, Diadema (SP), Jacareí (SP), Mongaguá (SP), Ivinhema (MS), Novo Horizonte do Sul (MS), Aparecida de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Alagoinha (PE).
Proteção dos animais
O nome da operação faz referência aos urutaus. São aves noturnas que costumam usar as suas penas para se camuflar nos ambientes. Assim, elas acabam dificultando a vida dos predadores. É portanto uma analogia à capacidade que os criminosos possuem de se esconder da polícia.
A Polícia ainda não deu mais detalhes da operação. Mas a tendência é que isso ocorra a qualquer momento depois do fim de todo o processo. Nas redes sociais, os internautas comemoram a prisão dos contrabandistas de animais.