Uma ação da Polícia Federal (PF), realizada entre os dias 12 e 15 de julho culminou na destruição de quase 60 mil pés de maconha no Sertão Pernambucano. Em nota, divulgada nesta sexta-feira (16), a entidade revelou que a operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM) da região.
Segundo a PF, a corporação tem promovido ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. “Tais medidas têm o objetivo de combater a produção e distribuição de maconha, nesta região”, informou a entidade.
Ainda conforme a Polícia Federal, a operação contou ainda com a colaboração de uma aeronave da PRF. Para localizar os plantios de maconha, os investigadores utilizaram levantamentos feitos pela corporação nas regiões de Salgueiro, Cabrobó e Orocó.
Ao todo, estima-se que haviam 58 mil pés de maconha. “Caso esse entorpecente fosse colhido, prensado e colocado no mercado consumidor, daria para se fazer 19 toneladas da droga”, revelou a PF, que ainda afirma que a operação contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga na região Nordeste.
Mais drogas
Outra ocorrência envolvendo uma grande quantidade de maconha, mas agora pronta para o consumo, foi registrada em Balsa Nova, no Paraná, na manhã desta sexta (16). Por lá, agentes da PRF apreenderam, 310 quilos da droga em um carro.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a abordagem aconteceu na praça de um pedágio. Segundo a corporação, logo no início da vistoria, os policiais sentiram um forte odor característico de maconha.
“Depois da vistoria, encontraram 310,85 quilos da droga transportados dentro do veículo, sem qualquer dissimulação”, informou a corporação, que ainda explicou que, além disso, o carro havia sido roubado em junho deste ano.
Por conta da ocorrência, o motorista, de 22 anos, acabou sendo preso em flagrante e encaminhado para a Polícia Civil da cidade, onde os registros dos crimes de tráfico de drogas e receptação de veículo roubado serão feitos.
Leia também: Alvo da PF, delegado é encontrado com bolsa cheia de dinheiro