Agentes da Polícia Federal (PF) deflagraram, nesta sexta-feira (06), em Londrina, no Paraná, uma operação com o intuito de investigar uma quadrilha suspeita de ser especializada na fraude de auxílios emergenciais concedidos pelo Governo Federal durante a pandemia da Covid-19.
Quem recebe Bolsa Família vai receber Auxílio Emergencial 2021 na prorrogação? Veja as informações
Segundo a entidade, ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Londrina, nas residências dos suspeitos de participação nos crimes investigados. De acordo com a Polícia Federal, a ação deflagrada nesta sexta (06) faz parte do desdobramento de investigação que teve início no mês de maio e contou com o apoio da Polícia Civil da cidade paranaense.
Nas fases anteriores, agentes da PF prenderam, em flagrante, duas pessoas envolvidas com a fraude. Dentre elas, inclusive, havia uma funcionária da lotérica, local onde os saques indevidos eram realizados. “A partir das imagens obtidas durante as investigações, foi possível identificar outros integrantes do grupo criminoso, que teriam efetuado diversos saques fraudulentos”, informou a PF.
Conforme a corporação, para retirar o dinheiro, os suspeitos sempre realizavam o mesmo ritual “Os criminosos sempre agiam o mesmo modo de atuação, que consistia na apresentação, para a funcionária da lotérica envolvida no esquema, de um documento de identidade no qual estavam fixadas tiras de papel com os números dos CPFs dos beneficiários do auxílio emergencial que teriam os valores sacados de suas contas”, informou.
Após as investigações, constatou-se que o grupo conseguiu fraudar contas de ao menos treze beneficiários do auxílio emergencial, causando um prejuízo à União estimado em cerca de R$ 15 mil. Por fim, a Polícia Federal ainda revelou que as investigações terão continuidade com o objetivo de se identificar ainda outras pessoas que integram o grupo que estava conseguindo obter o benefício ilegalmente.