A Polícia Federal (PF) revelou, nesta segunda-feira (05), que prendeu, no último sábado (03), sete pessoas por tráfico internacional de drogas. A prisão aconteceu após os agentes da corporação interceptarem uma embarcação pesqueira que carregava a droga escondida em meio a 30 toneladas de gelo.
PF e PRF fazem a maior apreensão de maconha da história de SC
Em nota, a PF revelou que os policiais encontraram dezenas de bolsas com cocaína no interior do barco, que se dirigia à costa da África e ainda se encontrava no rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina, no momento da abordagem.
Para poder contabilizar a droga, os policiais da PF precisaram drenar todo o gelo da embarcação, tendo o trabalho se estendendo ao longo de todo o dia de sábado.
Conforme a corporação, a embarcação foi abordada pela equipe tática da Polícia Federal com apoio da Marinha do Brasil durante toda a operação, especialmente no controle do tráfego aquaviário.
“A tripulação foi presa em flagrante por tráfico internacional de entorpecentes e ficará à disposição da Justiça Federal em Itajaí”, informou a PF.
Mais drogas
Outra apreensão de drogas realizadas pela PF aconteceu durante uma ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta segunda (05) em União da Vitória, no Paraná. Por lá, os agentes apreenderam 103 quilos de maconha que estavam em fundo falso de um automóvel.
Em nota, a entidade revelou que dois veículos foram abordados durante uma blitz. “Um carro era um GM/Astra, que fazia serviço de batedor, e o outro um Renault/Logan, que levava o entorpecente. Após uma fiscalização minuciosa, foi localizado um fundo falso nos bancos traseiros do Logan, onde estava oculta a droga”, revelou a PF.
Os ocupantes dos dois veículos, afirmou a Polícia Federal, transitavam juntos pela rodovia e disseram que haviam pego a carga em Toledo, no Paraná, e pretendiam levá-la até Joinville, em Santa Catarina. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da polícia civil em União da Vitória e os presos deverão responder pelo crime de tráfico de drogas.
Leia também: Apreensão de cocaína gera prejuízo de R$ 34 milhões ao crime organizado na Bahia