Agentes da Polícia Federal (PF) apreenderam, na manhã desta quarta-feira (04), um avião particular no Aeroporto de Fortaleza, no Ceará. De acordo com a corporação, a aeronave carregava uma grande quantidade de drogas. Em nota, a corporação revelou que, ao todo, foram apreendidos 1.304 quilos de cocaína, escondidos em malas.
Na aeronave haviam cinco pessoas: um passageiro espanhol e quatro turcos, que eram membros da tripulação do avião. Todos eles foram conduzidos para a PF e foram interrogados. Dos tripulantes, o espanhol, de 60 anos, e o comandante do avião, um turco de, 48 anos, foram presos em flagrante. “O passageiro e o piloto da aeronave foram autuados por tráfico internacional de drogas”, informou a entidade.
Conforme as informações, a apreensão decorreu de uma investigação da Polícia Federal, que constatou que a droga, que estava em uma aeronave executiva de nacionalidade turca, havia decolado na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e seguiria para Bruxelas, na Bélgica, um dos principais destinos de cocaína na Europa.
O entorpecente estava escondido em 24 malas que, segundo a PF, pertenciam ao passageiro espanhol. Ao todo foram contabilizados 1200 tabletes de cocaína, divididos em 50 para cada mala. Além da aeronave e dos suspeitos, os agentes apreenderam celulares e documentos que estavam no avião. “As investigações continuam com a análise desse material”, informou a Polícia Federal.
Mais drogas
Outra ocorrência envolvendo drogas que sairia do estado de São Paulo rumo a outra unidade federativa do Brasil aconteceu em Arujá. Por lá, um homem foi preso com maconha durante uma fiscalização a um ônibus que seguiria para Vitória, no Espirito Santo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que não informou a quantidade de entorpecente apreendido, a droga foi encontrada quando os agentes checavam as bagagens dos passageiros.
A maconha foi encontrada em uma mala. “O homem admitiu ser o dono da mala, alegando ainda que transportaria o material até a cidade de Guarapari (ES)”, informou a PRF.
Ainda conforme a corporação, o suspeito disse que aproveitou a viagem de turismo para comprar a substância para consumo, com a justificativa que a qualidade da erva é superior a vendida na sua região.
Por conta do fato, o homem acabou sendo preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, sendo encaminhado para a Polícia Civil de Arujá, no estado de São Paulo.
Leia também: Auxílio Emergencial: Polícia Federal em operação de suspeitos por fraude em 3 parcelas