Os preços do petróleo voltaram a fechar o dia em alta. Nesta quarta-feira (9), dados sobre os estoques norte-americanos de petróleo surpreenderam os analistas. Isso fez os preços da commodity subirem, mas alta acabou limitada devido às negociações entre os EUA e o Irã.
A saber, os contratos futuros para abril do barril Brent, que é a referência mundial, subiram 0,84% na sessão. Com isso, o barril do petróleo fechou o dia cotado a US$ 91,55 na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.
Da mesma forma, os contratos para março do petróleo West Texas Intermediate (WTI), referência norte-americana, também tiveram alta no pregão (+0,33%). Assim, o barril subiu para US$ 89,66 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
Em 2021, o petróleo fechou o ano acumulando um avanço explosivo de mais de 50%. Aliás, muitos pensaram que o resultado havia acontecido devido à fraca base comparativa por causa da pandemia da Covid-19, que afundou os preços da commodity em 2020.
No entanto, o petróleo também vem mantendo um ritmo bastante forte em 2022. A propósito, os preços do barril Brent acumulam alta de mais de 15% na parcial deste ano, enquanto o WTI tem um avanço ainda mais expressivo, de mais de aproximadamente 19%.
Estoques de petróleo nos EUA têm alta inesperada
Na sessão de hoje, os investidores repercutiram a divulgação de dados sobre os estoques norte-americanos de petróleo. Em suma, houve uma queda de 4,756 milhões de barris na semana passada, para 410,387 milhões de unidades. A saber, esse é o menor patamar dos estoques do país desde 2018.
A forte queda dos estoques surpreendeu as projeções dos analistas, que acreditavam em um aumento de 500 mil barris no período. O Departamento de Energia dos EUA (DoE, na sigla em inglês) divulgou os dados nesta quarta-feira. Da mesma forma, os estoques de gasolina caíram em 1,644 milhões de barris e também contrariaram as estimativas, que indicavam alta de 1,4 milhão de barris.
Esses fatos impulsionaram o preço do petróleo, pois demonstram que a demanda pela commodity segue bastante aquecida. Contudo, o avanço das negociações entre os EUA e o Irã limitaram o avanço no dia. Em resumo, um acordo nuclear entre estes países pode aumentar a oferta global de petróleo, e isso deverá reduzir o preço da commodity.
Leia Mais: Ibovespa tem leve alta em dia de divulgação da inflação do país