O petróleo fechou a semana em patamares bastante altos, o que preocupa economistas brasileiros. Isso porque isso significa que a inflação pode se manter em alta, principalmente depois que o IBGE divulgou os dados do IPCA-15. Nesses dados, o instituto afirma que a inflação pode ser a maior para o mês desde 2015.
Por isso, é importante que você saiba os motivos do petróleo estar em alta. Além disso, é importante entender como esses altos preços afetam a sua vida, bem como formas de fugir da alta dos preços com passos básicos na sua casa.
Os motivos do petróleo nas alturas
O preço do petróleo esta subindo desde 2021, mas no primeiro dia desse mês de março ele vem operando em fortes altas. Isso se deve, principalmente, por conta da guerra na Ucrânia, que afetou muito a oferta do produto no mercado internacional. Contudo, não é apenas o início do conflito que passou a afetar o preço da commodity.
Isso porque a manutenção do conflito continua afetando a economia. Por isso, quanto mais tempo durar a guerra, maiores são as chances de os preços ficarem altos. Além disso, alguns economistas afirmam que o barril pode chegar a US$200, ante os US$119 atuais, de acordo com o fechamento do dia 25 de março.
Por outro lado, um acontecimento dessa semana também mexeu no preço do petróleo. Estamos falando do ataque do Iêmen a uma base petrolífera na Arábia Saudita, um dos maiores exportadores de petróleo do mundo. Com o ataque, o mundo teme que a quantidade de petróleo no planeta diminua ainda mais, o que também faz o preço subir.
E essa alta de preços internacionais vai continuar afetando o Brasil. Isso porque esse fenômeno deixa a gasolina mais cara e, com isso, todos os produtos ficarão mais caros também. E isso se refletirá na inflação, que vai prejudicar o poder de compra da população.
Como fugir do aumento de preços?
É bastante difícil que você consiga driblar todas as altas de preços na economia. Isso porque o aumento da gasolina afeta muito toda a economia, principalmente os setores de frete de produtos. Contudo, é possível diminuir os impactos de forma que os seus gastos não aumentem tanto.
Para isso, uma das formas mais eficazes é mudar pequenos hábitos, como evitar abrir a geladeira seguidamente, reduzir o consumo de energia elétrica em casa apagando as luzes, desligar aparelhos da tomada quando não utilizá-los, entre outros. No supermercado, uma dica importante é ir sempre depois de fazer uma refeição para evitar comprar produtos desnecessários. Ainda, buscar os descontos da semana pode ser uma excelente forma de economizar.
Além disso, é a hora de diminuir o uso do transporte individual e buscar alternativas diferentes. Com isso, muitas pessoas estão trocando o carro por bicicletas para fazer pequenas locomoções do dia a dia, como ir ao supermercado. Contudo, especialistas dizem que vale usar a criatividade nesses momentos de alta do petróleo, adequando à sua realidade.