O petróleo atingiu cotações recordes nessa semana, chegando a US$135, uma dos maiores valores do barril na história. Com isso, o mundo entrou em alerta, dado que isso representa uma grande possibilidade de inflação em todos os países do mundo. O aumento da commodity é resultado da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Vale lembrar que a Rússia é a terceira maior produtora de petróleo do mundo, com 12% do mercado mundial. Por isso, uma guerra, somada às sanções econômicas, prejudicaram a produção do produto, o que afeta o mundo todo. Diante disso, analistas mostram quais são os melhores investimentos desse momento.
Petróleo da Rússia está fazendo falta
Dias após a invasão da Ucrânia, o mundo inteiro passou a implementar sanções ao país de Putin. Com isso, a economia do país ficou gravemente ameaça e analistas já afirmam que a Rússia deve entrar em recessão já nos próximos meses. Contudo, o principal impacto é no fornecimento de petróleo para o mundo todo.
Isso porque a Rússia é terceira maior produtora de petróleo do mundo. Com 12% da oferta mundial, o país faz parte da OPEP+, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que reúne países que têm grande importância mundial na distribuição desse produto. Com a guerra, houve uma diminuição forte da oferta do produto. Contudo, empresas e pessoas continuaram precisando do produto, o que fez os preços aumentarem muito. Por isso, tudo que tem petróleo envolvido passará a ficar mais caro. O problema é que a grande maioria das atividades humanas dependem do produto, dado que ele é matéria prima para os combustíveis do mundo.
Por isso, o frete de produtos ficará mais caro, o que também encarece todos os produtos do supermercado. Dessa forma, todos os preços tendem a aumentar. O nome desse fenômeno é inflação. O prejuízo às economias é tanta que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, já busca alternativas para segurar a alta dos preços dos combustíveis no país.
Onde investir?
Com a alta do petróleo, existem alguns investimentos que estão ganhando destaque no mercado financeiro. A maioria deles é ligado ao setor de exploração e fica na renda variável. Porém, analistas afirmam que a renda fixa também pode dar retornos maiores com esse estresse na economia mundial.
Dessa forma, nas ações pode ser um excelente momento para investir nas empresas do setor de extração petrolífera. Na bolsa brasileira, existem três empresas principais, que são a Petrobrás (PETR4), PetroRio (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3). As três empresas podem ganhar muito dinheiro com a alta dos preços internacionais do petróleo.
Por outro lado, há uma expectativa de que a inflação mundial suba e no Brasil não deve ser diferente. Com isso, investir em títulos ligados ao IPCA pode ser uma excelente ideia. Para isso, o investidor pode usar o Tesouro IPCA+ ou, ainda, investir em fundos de investimentos que remunerem de acordo com a inflação. Ainda, renda fixa, como CDB, podem dar esses mesmos rendimentos.
Dessa forma, você estaria protegido, pelo menos nos investimentos, da alta dos preços e poderá ter bons retornos na sua carteira de investimentos.