Os países reagiram mal ao novo anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A saber, a entidade declarou a Ômicron detectada pela primeira vez na África do Sul, como uma variante de preocupação. Isso foi suficiente para afundar as bolsas globais e fazer o petróleo ter a pior sessão em 19 meses.
Em resumo, os contratos futuros para janeiro do barril Brent, que é a referência mundial, despencaram 11,55% e fecharam o dia cotados a US$ 72,72 por barril na ICE, em Londres. Da mesma forma, os contratos para o mesmo mês do petróleo WTI, referência norte-americana, tombaram 13% na sessão. Assim, o barril fechou o dia cotado a US$ 68,15 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
A propósito, os investidores vinham repercutindo a liberação das reservas estratégicas de petróleo dos EUA e China nos últimos pregões. Até porque outros países também estavam fortalecendo o coro de venda das suas reservas estratégicas para aumentar a oferta e, consequentemente, reduzir o preço da commodity. Contudo, o temor em torno da ômicron prevaleceu no dia e derrubou o petróleo.
Pandemia da Covid-19 volta a afundar petróleo
Nos últimos dias, as preocupações estavam voltadas ao aumento de casos da Covid-19 na Europa. De acordo com dados da OMS, a média dos registros de óbitos diários dobraram entre o final de setembro e a última semana, passando de 2,1 mil para 4,2 mil no período.
A saber, as preocupações na Europa ainda ocorrem devido à variante Delta, que faz parte das cinco variantes de preocupação, juntamente com Alfa, Beta, Gama e Ômicron. Embora a Delta se mostre bastante transmissível e perigosa, a nova Ômicron tem potencial para superar estas características. Por isso que o mercado global afundou nesta sexta e atingiu o petróleo.
Em resumo, as cinco variantes citadas possuem maior transmissibilidade ou virulência ou até mesmo reduzem a eficácia das vacinas, qunado não fazem tudo isso junto. E o temor trazido com a Ômicron se justifica, pois a variante possui dezenas de mutações na proteína spike, “chave” da maioria dos imunizantes.
Por fim, diversos países decidiram fechar suas fronteiras para países do continente africano. Isso ajudou a derrubar ainda mais os preços do petróleo na sessão.
Leia Mais: Conta de luz terá bandeira verde em dezembro para consumidores da Tarifa Social