Após disparar mais de 3% na véspera, os preços do petróleo aumentaram ainda mais os ganhos acumulados na semana nesta terça-feira (28). A saber, notícias menos negativas sobre a variante Ômicron impulsionaram o otimismo externo e elevaram os preços da commodity.
Em resumo, os contratos futuros para fevereiro do barril de Brent do Mar do Norte, que é a referência mundial, subiram 0,43% na sessão de hoje. Com isso, o barril do petróleo fechou o dia cotado a US$ 78,94 na ICE, em Londres.
Da mesma forma, os contratos para fevereiro do petróleo West Texas Intermediate (WTI), referência norte-americana, também tiveram alta no pregão (+0,54%). Assim, o barril fechou o dia cotado a US$ 75,98 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
Ambos os valores estão bem próximos ao nível registrado no final de novembro, antes do tombo de mais de 10% devido à Ômicron. À época, o temor com a nova variante fez os investidores se desfazerem dos seus contratos de petróleo. No entanto, o otimismo segue crescendo nos últimos tempos e os barris se aproximam cada vez mais do nível pré-Ômicron.
Estudos sugerem que Ômicron é menos letal
Em resumo, alguns estudos publicados nos Estados Unidos, Reino Unido e África do Sul indicam que a Ômicron é menos letal que as outras variantes. Isso aumenta o otimismo global, uma vez que a expectativa é que haja menos casos graves e mortes provocados pela Covid-19.
Contudo, a Ômicron continua mais transmissível que as outras variantes. Assim, diversos países estão registrando aumento do isolamento de trabalhadores infectados, o que intensifica os gargalos de oferta. Em suma, o setor de serviços acaba sofrendo mais, incluindo as companhias aéreas, que respondem por grande demanda de petróleo e gasolina para suas aeronaves.
Por fim, vale destacar que o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (na sigla em inglês) reduziu o tempo de isolamento de algumas pessoas diagnosticadas com a variante Ômicron. A decisão tenta minimizar os problemas gerados na cadeia de oferta.
Leia Mais: Ibovespa recua nesta terça (28) em meio à queda do minério de ferro