Petroleiros realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (1) em Vitória, no Espírito Santo. Eles protestaram contra aquilo que chamaram de “política abusiva de preços da Petrobras”. De acordo com eles, seria isso que estaria fazendo o valor do combustível aumentar.
De acordo com as informações do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro), os trabalhadores saíram em carreata da antiga entrada do aeroporto. Logo depois eles percorreram várias ruas da capital. A carreata terminou na frente da sede da Petrobras, na Reta da Penha.
Nesse percurso, o Sindicato distribuiu cupons de desconto de combustível para os trabalhadores que estavam no protesto. Cada um desses cupons dava desconto de R$2 por litro. Foi uma maneira que o Sindicato encontrou para tentar trazer os trabalhadores para a movimentação.
Aparentemente, os organizadores gostaram do resultado. É que além dos petroleiros, a carreata contou com a presença de muitos motoristas de app e taxistas. Por lá, todos concordavam que a política de preços da Petrobras seria mesmo “abusiva”.
Seja como for, não se sabe até que ponto essa manifestação vai ter impacto nas decisões da Petrobras. É que a própria estatal disse que nem vai comentar a carreata. A direção da empresa ainda está satisfeita pela pouca adesão que a greve dos caminhoneiros teve na segunda (1).
Valor do combustível
O valor do combustível é sempre um motivo de muita polêmica em qualquer governo. Foi assim no Governo de Dilma Rousseff e no Governo de Michel Temer, por exemplo. Neste último, a greve dos caminhoneiros parou o Brasil por 11 dias.
Seja como for, agora no Governo de Jair Bolsonaro a greve não teve quase nenhum impacto. Pelo menos não até agora. Isso porque ao que parece a adesão ao movimento foi pequena. Sindicatos que representam a categoria, no entanto, dizem que a movimentação vai crescer nos próximos dias.