As ações da Petrobras (PETR4) estão despencando no mercado financeiro dessa segunda-feira, 7. O motivo são as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre possíveis intervenções no preço da gasolina. Segundo ele, o objetivo é diminuir os impactos da alta do petróleo no mercado internacional. Isso acontece mesmo após o próprio presidente afirmar que não tinha poder sobre o preço dos combustíveis.
Com a notícia, o mercado financeiro acredita que pode haver uma diminuição da alta da inflação, além de uma modificação no cálculo do preço da gasolina. Por isso, a notícia pode afetar diretamente o bolso do consumidor no curto prazo, apesar de economistas discordarem fortemente dessa abordagem.
O que disse o presidente sobre a Petrobrás?
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pode fazer modificações no preço da gasolina, calculado pela Petrobrás. Isso porque o petróleo está em forte alta no mundo todo, mas a economia brasileira é uma das que mais sentem essa alta. Isso porque o dólar também está relativamente alto, o que pode prejudicar o consumidor final.
Por isso, pode ser que a Petrobrás passe a fazer a cotação do preço em reais, e não em dólares, como faz atualmente. Isso acontece porque a empresa precisou evitar o desabastecimento há alguns anos e, para isso, agradou os investidores internacionais dolarizando os custos da produção. Com isso, em tese, o preço fica mais caro, além de depender ainda mais do mercado internacional.
Essa polêmica também acontece em meio a trocas no comando da empresa. No final de semana, o presidente trocou o presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, colocando Rodolfo Landim, ex-presidente do Flamengo. Por conta disso, o cenário econômico pode ficar diferente daqui em diante, apesar de economistas alertarem para o fato de que a situação não mudará tanto assim.
O que mudará na sua vida?
Se Jair Bolsonaro decidir por modificar o preço dos combustíveis, o consumidor poderá ver o preço caindo nas bombas nos dias posteriores à modificação. Com isso, a tendência é de que todos os preços passem a subir menos. Apesar disso, economistas acreditam que a inflação é inevitável, principalmente porque a economia mundial está bagunçada, devido ao conflito na Europa.
Apesar disso, essa é uma tentativa de o governo diminuir a alta dos combustíveis aqui. “Se for repassar isso tudo para o preço dos combustíveis, tem que dar aumento de 50% e não é admissível”, disse Bolsonaro ao se referir à cotação do petróleo. Desde o primeiro dia do ano, o preço do barril subiu 56%, uma notícia ruim para todas as economias do mundo. E, ao contrário de hoje, a alta do dólar fez a cotação de Petrobrás subir.
Por conta disso, as ações da Petrobrás caem mais de 4% nesse pregão, cotada a R$32,80, aproximadamente. A queda vem em contraste com o cenário internacional, onde empresas ligadas ao setor operam em forte alta. Além disso, o preço do petróleo segue subindo. Hoje, a variação é de 5%, cotando o barril a US$123.