As vendas de diesel S-10 da Petrobras dispararam 34,7% em 2021, na comparação com o ano anterior. O resultado foi alcançado graças à comercialização de 25,8 bilhões de litros. Aliás, o volume de vendas do diesel em 2021 é o maior já registrado pela Petrobras.
Em resumo, o Diesel S-10 é um derivado com baixo teor de enxofre, tornando-o um combustível menos poluente. Dessa forma, o diesel provoca um impacto menor no meio ambiente. A saber, a Petrobras divulgou o levantamento de vendas na última sexta-feira (28).
Além disso, a Petrobras revelou que a produção de diesel S-10 também bateu recorde em 2021. A estatal produziu 21,2 bilhões de litros no ano passado, valor 10% maior que o registrado em 2020.
De acordo com a Petrobras, alguns fatores impulsionaram os resultados em 2021, como a modernização da frota nacional. Em suma, o uso do diesel S-10 garante melhores resultados ambientais e econômicos para os usuários. Inclusive, a venda do S-10 responde por mais da metade de todo o diesel comercializado pela Petrobras.
“Os números refletem os esforços da companhia para ampliar a oferta do produto com menor teor de enxofre e que atende às tecnologias mais modernas de motores em uso no Brasil”, disse a estatal.
Veja mais detalhes do aumento nas vendas
A saber, a Petrobras pretende investir US$ 2,6 bilhões em suas refinarias até 2026. O principal objetivo é expandir a capacidade das refinarias, elevando a produção em 300 mil barris por dia de óleo diesel S-10. Com isso, a estatal chegará ao final de 2026 produzindo apenas óleo diesel S-10, segundo a empresa.
Em síntese, há dois tipos de óleo diesel automotivos comercializados no Brasil, o diesel S-500 e o diesel S-10. O primeiro deve ser utilizado por veículos produzidos até 2011, pois garante um menor consumo e atende às legislações de emissões vigentes à época.
Contudo, os veículos produzidos a partir de 2012 devem utilizar o óleo diesel S-10. A propósito, apenas esse tipo atende aos limites de emissões definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).