Um grupo de pessoas empurraram e hostilizaram um agente da Polícia Militar (PM) na madrugada de domingo (05). De acordo com as informações, o caso aconteceu porque o policial estava imobilizando um motociclista. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram como foi a confusão, registrada na cidade de Osasco, na Grande São Paulo.
De acordo com as informações, este foi o segundo ataque feito por populares contra agentes da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) da PM na região metropolitana de São Paulo no mesmo dia.
Isso porque, na manhã do domingo, dois agentes da PM foram agredidos por pessoas que estavam frequentando um baile funk na Zona Norte de São Paulo. Na hora da confusão, foi registrado um confronto, que culminou em um PM atingido por uma garrafa e o suspeito baleado e preso.
Confusão envolvendo o PM em Osasco
Voltando ao caso acontecido na madrugada de domingo, constata-se, por meio dos vídeos publicados, que a confusão começou no momento em que o agente da Rocam está imobilizando o motociclista no chão – ele era suspeito de não ter respeitado uma ordem de parada.
Nas imagens, dá para ver o momento em que um homem chega perto do policial e o empurra. Imediatamente, esse agente saca sua arma, mas não atira. Em seguida, outras pessoas pedem para que o PM, que na hora da ação estava sozinho, solte o rapaz, alegando que ele é “trabalhador”.
Alguns segundos depois, o motociclista consegue se desvencilhar do mata-leão que estava sendo feito pelo policial – assim como já mostramos, essa técnica é proibida pela polícia desde julho do ano passado.
Depois de toda a confusão, explicou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, duas pessoas acabaram sendo presas: o motociclista e um outro homem acusado de tentar levar a moto que seria apreendida pelo agente.
“Os suspeitos desobedeceram a ordem de parada, mas foram acompanhados até que perderam o controle e caíram na Rua Agostinho Navarro, no bairro Conceição. O garupa conseguiu fugir com o veículo. O condutor foi detido próximo a um bar”, começou a nota da SSP.
“Alguns populares que estavam no estabelecimento passaram a hostilizar os militares e um homem, inclusive, tentou desarmar um policial”, completou a pasta, finalizando que a ocorrência foi registrada como desobediência e resistência. Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=2WRAcVnpyK8
Leia também: Miss teen de SP desaparecida é encontrada; ela estava na casa do pai, no RS