No dia a a dia, invariavelmente, somos obrigados a lidar com pessoas das quais não gostamos. Isso acontece, principalmente, em ambientes profissionais, já que neles não podemos escolher com quem convivemos. Contudo, lidar com essas pessoas é fundamental, se quisermos manter o emprego. Dessa forma, veja nessa matéria como lidar com pessoas difíceis no trabalho!
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Entenda que a relação de vocês é estritamente profissional
Numa relação pessoal, a proximidade é muito maior que numa relação profissional. Se você briga com alguém que ama, com quem tem laços estreitos, isso machuca e te põe para baixo. Contudo, lembre-se de que aqui, nós estamos falando de trabalho.
Você não precisa gostar de uma pessoa para realizar as tarefas diárias da profissão com ela. Para isso, basta que vocês sejam bons profissionais. Nessa caso, trate com com as pessoas difíceis no trabalho, apenas o que for necessário, sem se estender.
Seja cordial
Independente do seu sentimento a respeito de uma pessoa, trate ela bem e com educação. Não há necessidade de tornar uma relação ruim, pior ainda. Dessa forma, para lidar com pessoas difíceis no trabalho, faça a sua parte, sendo gentil.
Por mais difícil que uma pessoa seja, ela tenderá a fazer o que você pede, ou ouvir o que você fala, se sentir que está sendo bem tratada. Por isso, controle suas emoções, aprenda a falar com jeito, deixe seus pensamentos pessoais de lado e seja um bom profissional.
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Seja empático
Pense que, assim como você, pessoas difíceis no trabalho têm sua própria história de vida. Além disso, elas têm sua própria maneira de interpretar as coisas. As vezes, uma pessoa difícil é assim por causa de suas vivências, do que ela foi ensinada e do que aprendeu ao longo do tempo. Uma pessoa difícil, pode ser difícil porque sofre. Então, tenha paciência e seja empático, ao lidar com ela.
Tenha disponibilidade
Estar disponível para pessoas difíceis no trabalho é, com certeza, uma tarefa difícil. Contudo, pense sempre que uma relação é feita de duas pessoas. Por isso, faça a sua parte para manter uma boa relação de trabalho.
Se uma pessoa de quem você não gosta te pedir ajuda, ajude-a. Você também pode precisar dela um dia. Além disso, seus dias serão, com certeza, mais tranquilos se você não viver em pé de guerra com alguém com quem você convive todos os dias.
Faça uma auto análise
Verifique no que você contribui para tornar essa relação de trabalho difícil. Muitas vezes nós culpamos as pessoas por alguma coisa que tem bastante culpa nossa, também. Por isso, pense se você não é, na verdade, a pessoa complicada da situação. Analise onde você pode melhorar para descomplicar essa relação de trabalho. Por fim, pense no seu bem-estar e na paz diária que reinará se você conseguir driblar as pessoas difíceis no trabalho!
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