O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL, é uma iniciativa do Ministério da Educação do Brasil. Ela visa proporcionar oportunidades educacionais para pessoas que estão cumprindo penas em unidades prisionais ou jovens em medida socioeducativa. E, no mês de outubro, essas unidades já podem se inscrever para o Enem PPL.
Ademais, vale ressaltar que o Enem PPL é uma versão do Enem regular, que permite aos participantes concorrerem a vagas em instituições de ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), além de certificar a conclusão do ensino médio.
A prova terá o mesmo nível de dificuldade da prova do Enem regular. E necessitará da assinatura do Termo de Adesão por parte dos responsáveis pedagógicos das unidades.
Quer saber mais sobre o Enem PPL? Então, continue conosco na leitura deste texto.
O que é o Enem PPL?
As pessoas já podem se inscrever para o Enem PPL, mas o que é essa modalidade do exame? A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep tem a finalidade de oferecer diferentes programas a fim de atingir mais pessoas e o Enem PPL é um desses programas. Afinal, o Inep acredita que a educação é uma importante ferramenta para diminuir os crimes e a exclusão social.
O Enem PPL trata-se, portanto, do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.
Como funcionará a prova das pessoas que desejam se inscrever para o Enem PPL?
A prova para a qual as pessoas privadas da liberdade já podem se inscrever, o Enem PPL, terá o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. Todavia, a diferença é que esta modalidade tem a sua aplicação dentro das prisões e dos locais socioeducativos que tiveram indicação dos órgãos administrativos das prisões e locais socioeducativos, de cada estado. No entanto, para participar é necessário a assinatura Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, através de um sistema digital.
A prova terá sua aplicação em diversos lugares e ocorrerá em dias úteis e após a aplicação do Enem regular.
Cronograma para aqueles que desejam se inscrever para o Enem PPL
O cronograma para aqueles que desejam se inscrever para o Enem PPL teve sua divulgação através do edital do Inep publicou no Diário Oficial da União no dia 23 do mês de agosto. A indicação dos locais e os cadastros ou vinculações dos responsáveis pedagógicos, assim como, a inscrição de novas unidades, teve início no dia 2 de outubro e finaliza no dia 27 do mesmo mês. Além disso, a indicação deve ocorrer por meio do e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br.
A inscrição e o pedido de atendimento especializado devem acontecer entre os dias 9 de outubro e 27 de outubro. Por fim, a aplicação das provas para pessoas com privação de liberdade ocorrerá nos dias 12 e 13 do mês de dezembro.
Você já sabia da possibilidade de pessoas com privação de liberdade se inscrever para o Enem? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!