Principalmente desde a retomada oficial do Programa Bolsa Família, no início deste mês, o governo federal tem divulgado diversas informações a respeito das revisões de cadastro que estão por vir.
A saber, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), responsável pelo benefício, detalhou o processo da Averiguação Cadastral Unipessoal, que pode não ser nada agradável para os beneficiários do novo Bolsa Família.
Isso porque eles precisarão passar por todo o processo de atualização, e o foco são, como o nome indica, as famílias unipessoais, declaradas com apenas um integrante que mora sozinho.
Atualização de cadastro dos beneficiários do Bolsa Família
Em resumo, ficaram estabelecidas as seguintes categorias para o andamento das revisões do Bolsa Família, de acordo com a data de inscrição ou última atualização do cidadão:
Grupo 1
Formado por beneficiários unipessoais com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre agosto de 2022 e dezembro de 2022. Assim, esse público deve atualizar as informações até maio de 2023 para evitar o bloqueio temporário ou até agosto de 2023 para evitar o cancelamento definitivo;
Grupo 2
Composto pelos beneficiários unipessoais com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre junho de 2022 e julho de 2022. Então, essa categoria deve atualizar as informações até junho de 2023 para evitar o bloqueio temporário ou até setembro de 2023 para evitar o cancelamento definitivo;
Grupo 3
Formado pelos beneficiários unipessoais com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre março de 2022 e maio de 2022. Com isso, esse público deve atualizar as informações até julho de 2023 para evitar o bloqueio temporário ou até outubro de 2023 para evitar o cancelamento definitivo;
Grupo 4
Composto pelos beneficiários unipessoais com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. Dessa forma, esse grupo deve atualizar as informações até agosto de 2023 para evitar o bloqueio temporário ou até novembro de 2023 para evitar o cancelamento definitivo;
Grupo 5
Por fim, são os beneficiários unipessoais com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único até outubro de 2021. Então, esse grupo deve atualizar as informações até setembro de 2023 para evitar o bloqueio temporário ou até dezembro de 2023 para evitar o cancelamento definitivo.
E aqui vale fazer uma ressalva muito importante!
Quem tiver o benefício bloqueado possuirá cerca de três meses para resolver a situação, ou então, terá o cancelamento definitivo.
Além disso, caso a atualização não seja feita, não apenas o recebimento do Bolsa Família será banido, como o cidadão será removido do cadastro, de forma a não receber nenhum outro benefício social.
Veja ainda: CAIXA TEM: Novo bônus está LIBERADO no aplicativo; veja como receber
Unipessoais do Bolsa Família
De acordo com o governo federal, a Averiguação Cadastral Unipessoal deve impactar cerca de 8,2 milhões de famílias do Cadastro Único que são declaradas como unipessoais.
Desse número, 4,9 milhões são beneficiárias do novo Bolsa Família.
E o foco de atenção está nesse público porque o MDS identificou casos em que o cidadão pode ter informado ao Cadastro Único que mora sozinho, quando, na verdade, mora com a sua família, composta por mais integrantes.
Assim, pagamentos irregulares e em duplicidade acabam sendo realizados. É exatamente isso que o governo quer cortar.
Eu moro sozinho, vou perder o Bolsa Família?
Não! Apenas aqueles que se declaram de forma indevida, ou que tenham renda acima do permitido. Então, se você atende os critérios, não tem com o que se preocupar.
Mas cabe ficar atento, pois o MDS sinalizou que já começou a convocar as famílias escolhidas sobre a necessidade de participar da Averiguação Cadastral por meio de cartas e aplicativos.
Dessa forma, quando for a sua vez, lembre-se de levar documentos que comprovem a situação da família, ou seja, documento de identificação com foto de todos os moradores da sua residência, comprovante de renda atualizado.
Confira também: CADASTRO ÚNICO: Inscritos recebem BENEFÍCIO INESPERADO! Veja como garantir o seu