No começo desta semana o Ministério da Cidadania deu início a uma investigação que pode trazer uma péssima notícia para beneficiários do Auxílio Brasil. Acontece que essa investigação se trata de um pente fino, e está acontecendo para verificar fraudes nos cadastros do CadÚnico. Milhares de famílias brasileiras que recebem o Auxílio Brasil, podem sair do programa se houver alguma fraude ou erro em seu cadastro.
Por isso, hoje nós viemos dar algumas informações importantes sobre o funcionamento dessa investigação. Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, então não deixe de ler até o fim.
Auxílio Brasil, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana
O que é o Auxílio Brasil e como ele funciona?
O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda destinado às famílias brasileiras que estão em situação de pobreza ou de extrema pobreza. O Governo Federal o criou em 2021, para substituir o Auxílio Emergencial, que estava sendo repassado para as famílias desde 2020 e o Bolsa Família.
No Auxílio Brasil, existem várias políticas públicas de assistência social como educação, saúde, renda e emprego. Por isso, as famílias beneficiadas têm uma chance maior de melhorar a situação e sair dessa linha de pobreza e pobreza extrema em que vivem.
Isto faz com que o país cresça, pois a população mais pobre, tem esse apoio que funciona como um impulso para uma vida melhor.
Péssima notícia para beneficiários do Auxílio Brasil: Ministério da Cidadania anuncia pente fino nos cadastros do CadÚnico
Esta semana, o Ministério da Cidadania iniciou uma investigação nos cadastros das famílias inscritas no CadÚnico, para verificar possíveis erros e fraudes. Com isso, milhares de famílias podem ter seu benefício bloqueado ou cortado, principalmente os cidadãos inscritos nos últimos meses e que são de famílias unipessoais, isto é, famílias compostas por uma única pessoa.
Esses cadastros estão na mira do pente fino, uma vez que, só nos últimos 11 meses, 5 milhões de famílias começaram a receber o Auxílio, sendo que, 3,6 milhões dessas famílias, são compostas por apenas 1 pessoa. Por isso, a investigação alcançará todas as famílias unipessoais que efetuaram ou atualizaram suas inscrições desde novembro de 2021, e que tenham renda de até R$606,00, ou seja, meio salário mínimo.
Por causa do aumento excessivo do número de famílias de uma pessoa só, que começaram a receber o Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania busca verificar se não existiu o desmembramento dos cadastros. Isso significa que duas pessoas da mesma família efetuaram um cadastro distinto, para que as duas possam receber o Auxílio, o que configura fraude.
Os beneficiários que se enquadram nessas condições, já começaram a ser notificados, através de mensagens nos extratos do pagamento do Auxílio do mês de novembro.
Agora que você já sabe qual é a péssima notícia para beneficiários do Auxílio Brasil, fique atento ao seu extrato de pagamento, para saber se seu cadastro entrou no pente fino do Ministério da Cidadania!
Veja também: Consignado do Auxílio Brasil vai continuar em 2023?
Eu concordo com o pente fino que faça com urgência