Caso a eleição acontecesse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno. Quem afirma isso é uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29), pela Futura Inteligência, que realizou o levantamento em parceria com a Modalmais.
“Mentira repetida mil vezes não vira verdade”, diz STF a Bolsonaro
De acordo com a instituição, o levantamento colheu as intenções de voto de 2.006 pessoas das cinco regiões do país entre os dias 23 e 26 de julho. Com isso, a pesquisa revelou que Lula teria 51,3% dos votos no segundo turno para as eleições à presidência. Por outro lado Bolsonaro teria apenas 32,9%.
Assim como contra Bolsonaro, Lula também venceria o duelo com Ciro Gomes (PDT). Segundo a pesquisa, o petista teria 45,5% de preferência, contra 25,4% do ex-governador do Ceará. Não suficiente, o levantamento também simulou uma eventual disputa entre Ciro e Bolsonaro. Até aqui o atual presidente perderia: 46,6% a 33,1%.
O levantamento divulgado nesta quinta não é diferente do que vem sendo relatado por outras pesquisas feitas nos últimos meses. Prova disso é que uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, feita recentemente, mostrou que Lula aparecia com 58% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Bolsonaro. Por outro lado, o atual chefe do Executivo apareceu com 31% das intenções de voto.
No mesmo sentido, um levantamento feito pela CNT/TDMA, e divulgado no início deste mês, mostrou que em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente teria 52,6% e o atual 33,3%.
Todas essas pesquisas comprovam que, atualmente, a gestão do atual presidente não vem sendo bem vista pela população, visto que Bolsonaro tem colecionado derrotas em todas as pesquisas de intenções de voto.
Leia também: Após promessa, Bolsonaro diz não ter provas sobre fraudes na eleição