A crise na Evergrande, segunda maior empresa do setor imobiliário da China, chamou atenção de todo o mundo. As preocupações com o risco de falência da gigante chinesa não ficaram restritas às bolsas de valores e ao mercado financeiro. Pelo contrário, muita gente mostrou interesse em saber que empresa é essa e quais impactos que essa crise poderiam provocar no Brasil.
De acordo com uma análise feita pelo Google Trends, a procura pelo termo “evergrande” saltou 1.200% em 24 horas no início desta semana. Com isso, a companhia entrou no top 5 dos termos de maior avanço na última segunda-feira (20), segundo a pesquisa.
Em resumo, a Evergrande possui a maior dívida de ativos do mundo, na ordem de US$ 300 bilhões. O risco de calote nos credores causou pânico na última segunda, afundando as bolsas mundiais, inclusive a brasileira. E o que fortalecia essas preocupações, entre outras coisas, era a perda de quase 85% do valor de mercado da empresa na bolsa de Hong Kong.
Aliás, a pesquisa do Google Trends afirmou que que o termo “evergrande calote” disparou 600% em 24 horas, enquanto as buscas por “bolsas mundiais” saltaram 250% no dia. Dessa forma, ambos os termos ficaram no top 15 das maiores altas registradas no período.
Veja mais detalhes da pesquisa do Google Trends
Além disso, o termo “Ibovespa”, que é o principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, disparou 1.250% nas 24 horas. Os questionamentos “Por que a bolsa de valores caiu tanto hoje?” e “como esta operando a bolsa hoje” tiveram crescimento superior a 5.000%.
Em suma, o Ibovespa afundou 2,33% apenas no pregão da última segunda, para o menor nível desde 23 de novembro do ano passado. Na sessão, apenas cinco das 91 ações do índice conseguiram encerrar o dia no azul. Todos os outros papéis tombaram.
Veja abaixo quais foram as perguntas mais buscadas sobre a Evergrande:
- O que é Evergrande?
- O que é a crise da Evergrande?
- O que faz a empresa Evergrande?
- O que a quebra da Evergrande impacta no Brasil?
- Quando o caso Evergrande vai se definir?
Por fim, vale ressaltar que os termos “mais cresceu” e “mais buscado” são métricas diferentes, que representam coisas distintas. O primeiro termo se refere ao item “crescer”, cuja comparação ocorre em relação ao mesmo período do dia anterior. Por outro lado, “mais buscado” corresponde ao item com maior número de buscas no período, explicou o Google Trends.
Leia Mais: PIB da Argentina dispara 10,3% no primeiro semestre deste ano