Divulgada nesta sexta-feira (25), uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na frente do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL) quando o assunto são as intenções de voto para as eleições deste ano.
Conforme aponta o instituto, Lula tem 44% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. Atrás dele aparece Bolsonaro, com 26%. Os dois estão muito à frente dos outros candidatos. Para se ter uma ideia, na terceira posição está o ex-ministro Sergio Moro (Podemos), com apenas 9%. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) tem 7% das intenções de voto, enquanto o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece com apenas 2%.
Mais atrás ainda aparecerem o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o deputado federal André Janones (Avante), a senadora Simone Tebet (PMDB) e Felipe d’Avila (Novo), todos com apenas 1% das intenções de voto.
Segundo a pesquisa divulgada nesta sexta, pessoas que disseram que irão votar em branco, nulo ou que não votariam em nenhum dos candidatos somaram juntas 7%. Indecisos representam 2% dos entrevistados. Ao todo, foram ouvidas mil pessoas entre a segunda-feira (21) e a quarta (23). Conforme aponta o Ipespe, a margem de erro é de aproximadamente três pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95,5%.
Intenções de voto para o primeiro turno
- Lula – 44%
- Bolsonaro – 26%
- Moro – 9%
- Ciro Gomes – 7%
- Doria – 2%
- Leite – 1%
- Tebet – 1%
- Janones – 1%
- Felipe d’Avila – 1%
- Branco/Nulo – 7%
- Indecisos – 2%
Lula vence em todos os cenários do segundo turno
Na pesquisa, constatou-se que o ex-presidente Lula venceria, casos as eleições acontecessem hoje, em todos os cenários em uma eventual disputa de segundo turno, confira:
Cenário 1
- Lula – 54%
- Bolsonaro – 31%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 15%
Cenário 2
- Lula – 52%
- Moro – 30%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos –18%
Cenário 3
- Lula – 51%
- Ciro Gomes – 24%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 25%
Cenário 4
- Lula – 54%
- Doria – 19%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 27%
Cenário 5
- Lula – 56%
- Eduardo Leite – 19%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 25%
Por outro lado, constatou-se que, quando o assunto é Bolsonaro, o resultado é muito diferente do relatado com Lula. Isso porque o atual presidente só não perderia no segundo turno para Eduardo Leite, quem ainda nem confirmou se será ou não candidato.
Cenário 6
- Moro – 35%
- Bolsonaro – 33%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 32%
Cenário 7
- Ciro Gomes – 48%
- Bolsonaro – 36%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 16%
Cenário 8
- Dória – 40%
- Bolsonaro – 37%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 24%
Cenário 9
- Bolsonaro – 39%
- Eduardo Leite – 38%
- Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 23%
Leia também: Senador criador da CPI da Covid-19 pede impeachment de ministro da Educação; entenda