Divulgada nesta segunda-feira (17), a pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) aponta que 46% dos eleitores brasileiros rejeitam o atual governo do presidente Jair Bolsonaro, enquanto 41% afirmam que não votariam em Lula.
Como resultado, a taxa de rejeição de Bolsonaro caiu dois pontos percentuais, enquanto a taxa de rejeição de Lula aumentou um ponto percentual em relação à última pesquisa publicada em 10 de outubro. É importante ressaltar que ambos os resultados têm margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, segundo a pesquisa Ipec.
Confira os resultados da pesquisa
Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 cidades entre sábado (15) e segunda (17). O levantamento mostra que o presidente Jair Bolsonaro tem 39% de avaliação negativa e 37% de avaliação positiva. Além disso, 23% acreditam que o atual presidente administra bem o país. É importante ressaltar que a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02707/2022, a margem de erro é de aproximadamente dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Além disso, 93% dos eleitores brasileiros disseram ter decidido totalmente em quem votariam no segundo turno, mostrou a pesquisa Ipec. Com apenas 7% dizendo que ainda podem mudar de ideia. Para esses dados, entre os eleitores do ex-presidente Lula a taxa dos que dizem que o voto está decidido é de 93%, um ponto a mais que o aferido entre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Pesquisa de intenção de voto
Além das demais pesquisas mencionadas acima, o Ipec revelou as intenções dos eleitores em votar em cada candidato no segundo turno, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No terceiro levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 50% de intenção de votos no segundo turno e o presidente Jair Bolsonaro possui 43%. Brancos e nulos aparecem como 5% e os eleitores que não sabem ou não responderam representam 2%. Importante destacar que na pesquisa anterior do Ipec, divulgada dia 7 de outubro, Lula tinha 51% e Bolsonaro, 42%.
Confianças nas pesquisas
Como se viu, o atual presidente Jair Bolsonaro vem buscando provar que a pesquisa Ipec encontra-se desatualizada. A verdade é que, embora tenha ficado atrás do ex-presidente Lula no primeiro turno, a diferença de cinco pontos entre eles foi, sem surpresa, muito menor do que a diferença de dois dígitos prevista anteriormente. Talvez mais importante, o Partido Liberal de Bolsonaro deu à extrema-direita do Brasil seu melhor resultado eleitoral desde o retorno do país à democracia há quase quatro décadas. Ele conquistou 99 assentos na Câmara dos Deputados, 23 a mais que em 2017.