O aumento da propriedade de fones de ouvido VR este ano entre os usuários da Steam provou ser insustentável, embora os ganhos tenham se mantido em uma base de usuários que começou o ano com cerca de 1 milhão de usuários.
O lançamento do Half-Life: Alyx em março viu um ganho recorde de cerca de mais 1 milhão de fones de ouvido conectados.
Estagnação
Esse crescimento meteórico da população de VR da Steam estagnou para níveis normais nos seis meses seguintes, entretanto, dados os resultados da Pesquisa de Hardware e Software da Steam de setembro.
Nos últimos meses, o número de fones de ouvido ativos não acompanhou, em grande parte, o rápido crescimento de março a abril deste ano. Em resumo, o aumento de novos usuários permaneceu, mas o crescimento geral não acelerou.
Os observadores da indústria na Road to VR observaram que grande parte da onda ficou empacada depois de Alyx, supondo que cerca de 2,6 milhões de fones de ouvido haviam sido conectados à Steam em geral.
1,93% dos usuários da Steam tinham um fone de ouvido VR conectado em julho.
Entretanto, a pesquisa de hardware de agosto caiu para 1,70% dos usuários da Steam a partir de 1,93% de julho, e junho foi inferior, com 1,67%.
Em setembro houve um aumento, de volta para 1,88% dos usuários, mas isso significa que os últimos seis meses de números simplesmente não mostraram um crescimento mais sustentado do que anos passados.
Interpretando os dados
Duas notas rápidas sobre estes números.
Primeiro, seis pontos de dados não é um grande tamanho de amostra para qualquer análise, e provavelmente não poderemos tirar conclusões definitivas sobre as taxas de crescimento por mais um ano.
Segundo, estas tendências são provavelmente afetadas por uma escassez de fones de ouvido Index da própria Valve e por muita incerteza financeira em todo o mundo em 2020.
Era inevitável que o fascínio de um novo jogo do Half-Life visse aumentar a população de usuários de fones de ouvido da Steam.