A Pesquisa de Clima Organizacional é uma das etapas mais importantes do gerenciamento de uma empresa. Afinal, ela é a responsável por traduzir o sentimento dos seus colaboradores no cotidiano da empresa. Com isso, você identifica pontos de melhoria para garantir que o seu negócio é um bom local para trabalhar.
Porém, se você ainda não foi convencido, não se preocupe. Ao longo do artigo, vamos falar sobre os principais motivos para realizar a pesquisa e qual o melhor período para isso. Portanto, não deixe de ler até o final para se tornar especialista no assunto!
Por que e quando fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional?
Um dos principais motivos para fazer a pesquisa é descobrir como os colaboradores se sentem na empresa. Afinal, ela é feita de forma anônima. Por isso, eles vão se sentir mais seguros em compartilhar sua opinião.
Além disso, a pesquisa ajuda você a identificar pontos de melhoria em cada departamento. Por isso, é importante desenvolver pesquisas que mensurem o clima em diferentes níveis, de gerência, gerência executiva e diretoria.
A Pesquisa de Clima Organizacional geralmente é recomendada uma vez ao ano. Com isso, você consegue usar os resultados da última pesquisa para descobrir o que melhorou, o que ficou na mesma e o que não teve nenhum tipo de melhoria. Ou seja, ano a ano, será muito mais fácil desenvolver os planos de ação que vão tratar esses pontos identificados.
Lembre-se de assegurar a confiança da pesquisa e fazer com que seus funcionários se sintam confortáveis para respondê-la sinceramente. Acredite: os resultados vão fazer toda a diferença em seu negócio. Boa sorte!
Você ainda tem dúvidas sobre a Pesquisa de Clima Organizacional? Então deixe seu comentário no espaço abaixo! Além disso, aproveite para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!