O jornal “Folha de S.Paulo” publicou na noite desta quinta-feira (28) a pesquisa feita pelo instituto DataFolha sobre as intenções de votos para a eleição presidencial marcada para outubro deste ano. O levantamento mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua com uma boa vantagem sobre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).
Conforme o DataFolha, Lula tem 47% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto, contra 29% do atual presidente, ou seja, uma diferença de 18 pontos percentuais. Além de Lula e Bolsonaro, outros candidatos como Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) pontuaram na pesquisa,
Diferentemente de Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (Democracia Cristã) e Luciano Bivar (União Brasil), que não conseguiram pontuar na pesquisa, que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos e ouviu 2.556 pessoas pessoalmente entre terça-feira (26), quarta-feira (27), e esta quinta (28).
De acordo com informações do jornal “Folha de S.Paulo”, o levantamento, que foi encomendado pela publicação, foi registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-01192/2022 e tem um nível de confiança de 95%. Abaixo você confere os percentuais que cada candidato conseguiu na pesquisa referente ao primeiro turno:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 47%;
- Jair Bolsonaro (PL) – 29%;
- Ciro Gomes (PDT) – 8%;
- Simone Tebet (MDB) – 2%;
- André Janones (Avante) – 1%;
- Pablo Marçal (Pros) – 1%;
- Vera Lúcia (PSTU) – 1%;
- Brancos e nulos – 6%;
- Indecisos – 3%.
Destaques da pesquisa do Datafolha
A pesquisa do Datafolha mostrou alguns dados importantes, como o aumento de três pontos percentuais de Bolsonaro com relação ao público que ganha até dois salários mínimos. Com isso, Bolsonaro chegou aos 23% das intenções de votos, contra 54% de Lula.
Bolsonaro também aumentou seus números entre as mulheres. Hoje o atual presidente tem 27% das intenções de votos, seis a mais do que no levantamento feito em junho. Lula tem 46%.
Se entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos e entre as mulheres quem registrou uma alta foi Bolsonaro, quando o assunto são os homens, o resultado é diferente. Isso porque, dentre as pessoas deste gênero, quem registrou uma alta foi Lula, que ganhou quatro pontos e hoje soma 48%. Bolsonaro tem 32%.
Leia também: ‘Não é mais viável’, diz Ciro Gomes sobre apoio a Lula em eventual 2º turno