O governo de Pernambuco anunciou que começa nesta quarta-feira (09) as novas restrições de público por conta da pandemia da Covid-19. Segundo a gestão, as regras valem para todo o estado e irão vigorar até o dia 24 de fevereiro.
Em nota, a administração pernambucana explicou que, até o dia 24 deste mês, os eventos abertos poderão ter até 500 pessoas, um número bem menor do que o limite de três mil que estava vigorando até então. Já em eventos em ambientes fechados, este número sai de mil para 300.
Ainda conforme o governo do estado, essas medidas não irão valer para o período do carnaval. Isso porque, entre os dias 25 de fevereiro e primeiro de março, não poderá acontecer nenhum tipo de evento, seja ele em espaço privado ou público – com ou sem comercialização de ingressos.
Para os dias em que os eventos podem ser realizados, explicou André Longo, secretário estadual de Saúde, as pessoas terão que apresentar a comprovação de vacinação contra a Covid-19 e também o teste negativo para a doença. Essa decisão afeta as pessoas que pretendem frequentar locais fechados e abertos, o inclui jogos de futebol, cinema, teatros e circos.
Diferentemente das festas, os eventos corporativos, como reuniões de trabalho, palestras, seminários, formaturas e colações de grau, terão o limite de até 1,5 mil pessoas participando.
Outras medidas da gestão de Pernambuco
Ainda no decreto, fica expresso que, até o último dia de março deste ano, pessoas que queiram entrar em locais como cinemas, teatros, museus, restaurantes, bares e lanchonetes terão que apresentar seus comprovantes de vacinação.
De acordo com o governo do estado, o decreto foi elaborado por conta da nova onda de casos da Covid-19 no estado, que tem visto a ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) aumentar nas últimas semanas
Antes disso, todavia, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que tem como presidente Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, já tinha pedido para que fossem tomadas medidas que visassem conter o avanço da Covid-19 pela região.