O estado de Pernambuco não vai cobrar a tarifa social de água por um período de três meses. Quem fez esse anúncio foi o próprio Governador do estado, Paulo Câmara (PSB). De acordo com ele, essa é uma medida de alívio econômico nesta pandemia.
De acordo com Paulo, essa paralisação na cobrança não vai servir para todo mundo, apenas as pessoas com a tarifa social. Segundo dados oficiais, nós estamos falando de cerca de 600 mil pessoas no estado. Nenhuma delas vai pagar a conta.
Mas não é só isso. O Governador anunciou uma espécie de crédito emergencial. Esse crédito vai ser de R$50 mil e vai para empresas que queiram pegar o empréstimo. Nesse caso, não é um auxílio e sim um crédito.
Então as empresas que pegarem esse dinheiro terão que devolver depois. Mas eles podem fazer isso em 30 meses mais os seis meses de carência. O Governador disse que isso vai ajudar as empresas que estão passando por dificuldades agora.
Além de tudo isso, ele assegurou que o estado vai manter o pagamento do 13º salário do Bolsa Família. Havia uma dúvida de que esse projeto poderia acabar por causa da situação econômica do estado nesta pandemia.
Além de Pernambuco
Não é só Pernambuco. Vários estados e o Distrito Federal estão pagando ou pelo menos criando projetos do Auxílio Emergencial neste momento da pandemia. Os governadores estão criando esses auxílios no momento em que também estão impondo novas restrições.
Recentemente o Presidente Jair Bolsonaro criticou duramente os Governadores que estão criando as versões estaduais do Auxílio Emergencial. Ele disse ainda que isso acabaria criando pessoas que são “sustentadas pelo estado”.
Leia Mais: Sindicato pede suspensão das aulas presenciais em Pernambuco