Informação nova a respeito da perícia INSS! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vai realizar, durante 90 dias, um projeto piloto de Perícia Médica com o Uso de Teleavaliação (PMUT) em 10 municípios.
A saber, as cidades selecionadas têm população entre 10 e 15 mil habitantes e não dispõem de perícia médica presencial.
Perícia INSS
Cabe destacar que essa medida cumpre decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto ao enfrentamento da pandemia.
Normalmente, os moradores dos municípios participantes do projeto piloto têm que se deslocar até outra cidade para a realização da avaliação médica, e agora, poderão fazer a perícia remota, por meio da telemedicina, nas instalações da própria prefeitura.
Para tanto, os funcionários das prefeituras irão entrar em contato com os segurados com perícia agendada em outra localidade para que, caso queiram, possam fazer a perícia remota nas instalações da prefeitura.
Para o futuro, a ideia é expandir o atendimento com o uso da telemedicina para todo o país.
“Precisamos buscar a tecnologia que permite que um médico, a três mil quilômetros de distância, possa atender quem precisa. Isso é justiça social, é respeito à pessoa, é valorização à vida”, afirmou Onyx Lorenzoni durante a assinatura do termo.
Quais são os municípios selecionados?
Os municípios que assinaram o acordo de cooperação técnica para participar do projeto-piloto são: Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Vassouras (RJ), Santo Augusto (RS), Olhos D’Água das Flores (AL), Corrente (PI), Pedro Gomes (MS), Ji Paraná (RO), Lábrea (AM) e Botas de Macaúbas (BA).
Por fim, cabe mencionar que o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Trabalho e Previdência, o INSS e as prefeituras, será formalizado com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência
Veja ainda: Auxílio Brasil: Qual o prazo para movimentar o saldo do benefício? Veja as orientações