Para obter êxito nos investimentos, é preciso saber até onde fica confortável arriscar. Dessa forma, respondendo a algumas perguntas básicas, é possível identificar o seu perfil de investidor e quais as melhores aplicações para cada caso. Assim, para identificar o seu perfil investidor, acompanhe aqui no Brasil 123 todas as informações.
Perfil Conservador
Avesso ao risco, este perfil busca sempre sua zona de conforto no que tange aos seus investimentos. Assim, seu foco está na segurança e seu objetivo, ao se investir, é proteger o patrimônio, ao invés de aumentá-lo. Desse modo, esse investidor também busca por liquidez nas suas aplicações. Então, aqui vão algumas perguntas para este perfil:
- Quanto tempo manterá este dinheiro investido? (Quanto mais tempo, mais se caracteriza o perfil conservador).
- Qual é a finalidade desse investimento? (Geralmente, esse perfil responde “preservação de capital”).
- Estaria disposto a correr riscos em troca de grandes rendimentos? (Nunca).
Os investimentos ideais são os de baixo risco, como:
- Tesouro direto;
- CDB;
- CDI;
- Poupança.
Perfil Moderado
Este perfil, pode se dizer que não está nem lá e nem cá. Então, o perfil moderado busca a segurança de aplicações menos rentáveis, ao risco de aplicações um pouco mais ousadas com possibilidades de ganhos maiores. Em seguida, veja algumas perguntas para este perfil:
- Qual sua idade? (Homens, em meia idade 30 a 45 anos, apresentam propensão a esse perfil).
- Grau de escolaridade? (Este perfil, na sua grande maioria, apresenta nível superior de educação).
- Qual é o valor a investir? (Este perfil já tem um valor considerável, pois já construiu sua reserva de emergência e agora quer se aventurar em outros investimentos).
Este perfil diversifica suas aplicações por não necessitar de liquidez. Além disso, aposta em algumas aplicações mais arrojadas, como:
- Debêntures;
- Ações;
- Fundos multimercados;
- Tesouro IPCA+;
- Fundos imobiliários.
Perfil Agressivo
Este perfil visa a lucratividade da aplicação e está sempre em busca de novos investimentos e novas possibilidades. Além disso, conhece o mercado e suas oscilações e suporta a volatilidade das suas movimentações. Então, isso significa que o valor de um determinado investimento pode subir e cair em um curto período de tempo. Assim, isso impacta diretamente no valor das ações.
Além disso, assume riscos altos em troca dos altos rendimentos. Assim, uma desvalorização pode significar uma grande perda de valores. Em seguida, confira perguntas para este perfil:
- Qual é a sua tolerância ao risco? (Geralmente, esse perfil tolera bem as oscilações).
- Qual é o seu nível de conhecimento sobre investimentos? (Esse perfil possui muito conhecimento sobre aplicações).
- Prazo de investimento? (Esse perfil não preza pelo retorno rápido).
Ainda, as aplicações deste perfil geralmente são:
- Bolsa de valores estrangeira;
- Renda variável;
- Ações;
- Cotas de FII.
Por fim, em todas as situações, independentemente do perfil, deve-se estudar e conhecer a aplicação que você está fazendo. Portanto, isso é primordial para o sucesso no mercado financeiro.