O perfeccionismo pode ser uma benção e uma maldição na vida das pessoas. Afinal, ao buscar a perfeição, você está simplesmente dando o melhor de si e garantindo que o seu trabalho é feito da melhor forma, correto? Nem sempre.
Por mais que prezar pelos detalhes e buscar sempre o melhor resultado, nem sempre a perfeição é algo que existe no empreendedorismo. Por isso, pessoas perfeccionistas podem acabar perdendo seus dias atrás de algo que nunca vão alcançar.
Por que você deveria desapegar do perfeccionismo ao começar a empreender?
Um dos principais problemas de pessoas perfeccionistas é a Síndrome do Impostor. Afinal, essa condição se caracteriza pela sensação de que nunca somos bons o suficiente para atuar no mercado e não fazemos nada direito. Com isso, sua autoestima e a confiança no seu próprio negócio também diminuem.
Em contrapartida, é preciso entender que desapegar do perfeccionismo não é romantizar o erro ou incentivar os empreendedores a fazerem um trabalho medíocre. Na verdade, a dica é readequar o seu mindset para aprender com os erros, e não mais deixar que eles controlem a sua vida.
Um dos grandes lemas do empreendedorismo é: antes feito do que perfeito! Afinal, mais vale um plano que está saindo do papel do que passar semanas e mais semanas pensando na estratégia perfeita e acabar perdendo o timing, correto?
Por isso, procure desapegar da ideia de que existe a perfeição e você pode controlar tudo o que acontece ao seu redor. Além disso, comece a respeitar cada etapa do processo e você vai ver como existem lições valiosas a serem aprendidas mesmo quando não somos perfeitos.
Gostou de saber mais sobre como o perfeccionismo pode ser um empecilho? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!
Leia mais: Hora de empreender: como saber quando chegou o momento?