Se você perdeu o prazo do Pis/Pasep e deseja saber como sacar seu abono, então está no lugar certo! O prazo para saque do dinheiro considerado “esquecido” nas cotas Pis/Pasep terminou no sábado, dia 5. No entanto, quem perdeu essa oportunidade, ainda há esperança.
Sendo assim, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o abono do Pis/Pasep?
Primeiramente, antes de saber como sacar o abono se você perdeu o prazo do Pis/Pasep, é importante entender no que consiste esse benefício. Sendo assim, o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são programas que o Governo Federal criou para promover a integração e o desenvolvimento dos trabalhadores.
Desse modo, dentre os benefícios oferecidos, está o abono salarial, que consiste em um valor anual que o Governo paga aos trabalhadores que atendem aos critérios estabelecidos.
Perdeu o prazo do Pis/Pasep? Saiba como sacar seu abono
Conforme mencionado acima, para quem perdeu o prazo do Pis/Pasep e deseja saber como sacar o abono, pode haver uma esperança. Isso porque o Governo está estudando uma maneira para que essas pessoas recebam os devidos valores por meio de uma ação judicial.
No entanto, essa medida ainda não está vigente, isto é, as regras ainda não foram estabelecidas. Sendo assim, os interessados devem aguardar uma divulgação de uma portaria no Ministério do Trabalho e Emprego para entenderem melhor como essa medida irá funcionar.
Entretanto, para quem está nessa situação, é importante já ir se preparando desde já, e para isso, basta seguir as seguintes orientações:
1. Verifique se você tem direito ao Pis/Pasep
Primeiramente, antes de pensar em sacar o abono, é importante verificar se você tem direito a receber o Pis/Pasep. Os critérios podem variar de acordo com cada programa, mas em geral, é necessário:
- Possuir pelo menos cinco anos de cadastro no programa;
- Ter recebido uma média salarial mensal de até dois salários mínimos no ano-base e;
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias com registro na carteira no ano-base.
2. Verifique se é possível fazer uma nova solicitação de retirada
Além disso, caso você tenha perdido o prazo para sacar o abono do Pis/Pasep, não se desespere. Isso porque ainda é possível fazer uma nova solicitação de retirada à União, por meio de recursos administrativos. Entretanto, é importante ressaltar que os trabalhadores terão que esperar a divulgação dessas novas regras para realizar essa solicitação.
3. Fique atento às atualizações
Por fim, para não perder nenhuma informação importante sobre o saque do abono do Pis/Pasep, é fundamental ficar atento às atualizações que o Ministério do Trabalho e Emprego divulgar. Sendo assim, acompanhe os canais oficiais do Governo, como sites e redes sociais, para estar sempre informado sobre os prazos e procedimentos.
Agora que você já sabe como sacar seu abono se perdeu o prazo do Pis/Pasep, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!